21/01/2015 16h04 - Atualizado em 19/06/2019 00h04

Governador Paulo Hartung dá posse à nova chefe de Polícia

posse nova chefe 21 01 15posse nova chefe 21 01 15 A nova chefe da Polícia Civil, delegada Gracimeri Gaviorno, tomou posse, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (21), no gabinete da chefia de Polícia, em Vitória. A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia.

O governador Paulo Hartung destacou que o desafio do país é a profissionalização da área da segurança pública e a aplicação de metodologias de trabalho. "O desafio não é pequeno. Demorou muito para a segurança entrar na pauta nacional. Um exemplo é que tem pouco tempo que os acadêmicos passaram a estudar o setor e seus fatores influenciadores. Segurança não se faz apenas com polícia. A ocupação social é importante para disseminarmos a cultura da paz, principalmente em locais historicamente com vulnerabilidade social. Neste sentido, o Governo do Estado vai trabalhar integrado em suas diferentes instâncias”, destacou.

Paulo Hartung ressaltou que está otimista com a maior presença do Governo Federal na área da segurança. “Eu, que acredito na democracia, vi no último processo eleitoral uma luz importante para avançarmos. A segurança pública foi pauta. Compromissos foram assumidos e será muito bom se as palavras se transformarem em ações. Esse movimento é extremamente importante, pois temos demandas específicas em que é necessária a participação do Governo Federal”, completou.

posse nova chefe 21 01 15 04posse nova chefe 21 01 15 04

Ainda durante o evento, o governador destacou que a Polícia Civil tem bons quadros e que esse patamar é fruto da meritocracia. Hartung ressaltou ainda que a integração das polícias Militar e Civil é fundamental. “As instituições públicas não devem ser competitivas entre elas. Precisamos e vamos intensificar ainda mais essa integração”, disse.

André Garcia, secretário de Segurança Pública, destacou as mudanças na Polícia Civil do Espírito Santo, como a reconstrução da capacidade de resposta da PC e o trabalho integrado das instituições para alcançar os resultados. “O aperfeiçoamento representa o respeito aos chefes de polícia anteriores. As mudanças no perfil da Polícia Civil com os novos policiais em conjunto com a modernização apontam para o caminho do progresso, do respeito e do compromisso da integração e do uso das técnicas de inteligência. Cada vez mais o distintivo e a farda devem se difundir”, afirmou.

Durante seu discurso, a nova chefe de Polícia agradeceu a confiança pela indicação ao cargo. “Estou muito honrada pela confiança depositada em mim, primeiro como profissional e segundo como cidadã. Sabemos que os desafios são grandes e trazem o peso da responsabilidade, mas não me furto disso, pois não os carrego sozinha e conto com o apoio de todos os policiais civis”, ressaltou.

posse nova chefe 21 01 15 03posse nova chefe 21 01 15 03 Gracimeri também destacou a necessidade da integração entre as instituições que atuam na segurança pública do Estado. “Sinto-me muito à vontade em trabalhar de forma cooperativa e em função do povo. Todas as nossas ações devem ser voltadas para a acolhida do ser humano e é nesse sentido que pretendo trabalhar e motivar minha equipe”, concluiu.

Também estiveram presentes o secretário da Casa Militar, coronel José Nivaldo Vieira Campos, do subsecretário de Inteligência, José Monteiro Júnior, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento, o comandante geral do Corpo Bombeiros, Carlos Marcelo D`isep, os superintendentes da Polícia Civil, representantes do Sindicato dos Policiais (Sindipol), além de policiais civis.

Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536