30/07/2012 09h11 - Atualizado em 23/01/2017 19h37

Governo do ES inaugura nova Delegacia em Muniz Freire

Na manhã deste sábado (28), o governador Renato Casagrande inaugurou em Muniz Freire a sétima delegacia reformada e ampliada nesta gestão pelo Governo do Estado. Na oportunidade, o governador também visitou as obras do Programa Caminhos do Campo, que vai pavimentar a sede do município à localidade de Itaicí.

Também participaram do evento o prefeito Delson de Oliveira, o delegado-chefe de Polícia Civil Joel Lyrio, o diretor geral do Instituto de Obras Públicas (Iopes) Marcelo Resende, o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) Evair Vieira de Melo, o delegado municipal Paulo Amaral, além de delegados da Região, lideranças municipais e população local.

O governador Casagrande lembrou que o combate à criminalidade é tarefa difícil e que outros estados possuem anos de experiência em Programas estruturados de redução da violência.

"A partir do ano de 2011, organizamos o nosso Programa, o Estado Presente, para intensificar e organizar este trabalho, baseado em três pilares: a proteção social, a recomposição de efetivo das polícias e infraestrutura, com equipamentos. Essa nova delegacia representa uma parcela desse trabalho, que envolve também o cuidado com a nossa população, em todas as áreas de Governo, de forma integrada". Casagrande também destaca que para combater a impunidade é necessário aumentar o efetivo das polícias, com investimentos também na formação dos novos quadros.

"Queremos responder mais rapidamente às demandas da sociedade por segurança e, por isso, já contratamos novos 650 policiais militares, temos 150 em formação e já iniciamos o processo para incorporar novos 1100 Praças. Na polícia civil, há concurso aberto para novos 250 agentes e formamos novos 290 policiais, incluindo 100 delegados. Todo esse investimento, para garantirmos qualidade de vida para os capixabas, para garantir um futuro mais humano para todos", disse.

Em março de 2012, o Governo formou 312 investigadores e, em abril, foram nomeados 360 policiais civis que vão reforçar o efetivo da Polícia.

Delegacia

A reforma da unidade custou R$ 1.096.038,93, com recursos disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp). A nova unidade segue o padrão das outras seis delegacias que foram reformadas pelo Governo. Com 352 m², conta com uma recepção, seis salas, seis banheiros e duas celas de triagem. O Departamento de Identificação, utilizado para emissões de carteiras de identidade, possui três salas, quatro banheiros e uma recepção, além de cozinha, refeitório e banheiros específicos para pessoas com necessidades especiais.

Para o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, a nova Delegacia representa a humanização do atendimento ao público interno e também da sociedade munizfreirense, sendo uma ação contemplada no Programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo. “O programa também visa reestruturar tecnologicamente a Polícia Civil, dessa maneira, proporcionando aos nossos policiais melhor qualidade ao trabalho policial”.

O efetivo da DP conta com seis policiais que vão atender à população do município. A equipe é formada por um delegado, um escrivão e quatro investigadores. Além do novo prédio, a unidade também recebeu um computador e uma viatura.

Neste ano está prevista a inauguração da Delegacia de Polícia (DP) de Baixo Guandu e da DP de São Gabriel da Palha. Em fevereiro, foi inaugurada a nova Delegacia de Jaguaré. A reforma da unidade custou R$ 815.962,95 e beneficia uma população de 24.430 habitantes. Em 2011, o Governo do Estado investiu R$ 3.851.233,00 na reforma das delegacias de Jerônimo Monteiro, Pinheiros, Barra de São Francisco, Guarapari e Conceição da Barra.

Caminhos do Campo

O governador e comitiva visitaram as obras do Programa Caminhos do Campo, da Secretaria da Agricultura, em execução no município, no trecho que liga a Sede à localidade de Itaicí.

Com 14,03 quilômetros, o asfaltamento representa um investimento do Governo do Estado no município no valor de R$ 7,5 milhões, para a melhoria da circulação de pessoas e mercadorias, com mais seguranca e conforto para quem usa a via.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024/3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes