14/09/2012 17h03 - Atualizado em 23/01/2017 19h52

Governo do ES instala plantão 24h na Delegacia de Venda Nova

O Governo do Estado do Espírito Santo inaugurou nesta sexta-feira (14) o primeiro plantão 24 horas do interior, na Delegacia de Polícia de Venda Nova do Imigrante, localizado na Microrregião Sudoeste Serrana. Na oportunidade, o município também foi contemplado com um trator com carreta agrícola, destinado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá.

A implantação dos plantões regionais em delegacias do interior do Estado foi possível graças à formatura dos 89 novos delegados de polícia, que ingressaram nos quadros do Estado por meio de concurso realizado pela gestão atual. Desse quantitativo, 52 foram deslocados para atender aos nove municípios que receberão as unidades policiais que funcionarão durante 24 horas.

Os plantões também serão instalados em Linhares, Aracruz, São Mateus, Barra de São Francisco, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre e Colatina. “Estamos modificando a realidade do nosso Estado com investimentos nunca antes realizados em Segurança Pública, dentro de um Programa bem estruturado e com metas objetivas de redução da violência, o Estado Presente. Com os plantões, com a ampliação de efetivo das nossas polícias e com a infraestrutura adequada reduziremos a impunidade e a criminalidade, levando mais qualidade de vida para os capixabas, em todas as regiões”, destacou o governador Renato Casagrande.

O evento contou com a participação dos secretários de Estado de Segurança Pública Henrique Herkenhoff, de Agricultura Enio Bergoli, do delegado chefe de Polícia Civil Joel Lyrio, bem como dos delegados da região, autoridades municipais e da população local.

Plantão Regional

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff,  entre os benefícios dos plantões regionais está a possibilidade da investigação ser mais rápida, profunda e imediata e, ainda, melhorar funcionamento das polícias Militar e  Civil. “Todas as microrregiões estão sendo contempladas com plantões 24 horas. A criação dos plantões vai significar um aperfeiçoamento e melhoria do trabalho da Polícia Civil e também para a Polícia Militar que terá o seu serviço beneficiado”, concluiu.

O chefe de Polícia ressaltou a importância simbólica de realizar a solenidade. “Este evento é um marco que vai abranger os outros oito municípios que receberão os plantões. A partir de agora, a Delegacia funcionará 24 horas durante sete dias para atender a população” esclareceu Joel Lyrio.  Além de explicar o novo sistema de plantão, o chefe também falou dos benefícios da implantação das delegacias microrregionais. “A Polícia Militar não vai mais precisar percorrer longas distâncias até as delegacias para entregar ocorrências em função da nova metodologia adotada pela Polícia Civil” disse.

De acordo com Joel Lyrio, a Polícia Civil está implantando um método que visa integrar as Delegacias de Polícia (DP) com as unidades de plantão microrregionais. “Dessa forma as delegacias vão estar interligadas e as investigações dos crimes começarão nos plantões, tornando- se, assim, mais rápidas e proporcionando melhorias na prestação de serviço para a comunidade”, avaliou Joel Lyrio.

Investimentos em Segurança

Os investimentos fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Em 2011, o Governo do Espírito Santo investiu R$ 70 milhões na modernização tecnológica e no reaparelhamento das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar e na construção, reforma e ampliação de delegacias de polícia.

Construção, Ampliação e reforma de unidades Policiais Civis:

Delegacias inauguradas em 2012:

- R$ 856.777,92 investidos na reforma e ampliação da nova Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha e do Departamento de Identificação (DEI) do município;

- R$ 1.096.038,93 na construção da nova Delegacia de Polícia de Muniz Freire e do Departamento de Identificação (DEI) do município;

- R$ 1.089.415,45 na construção da nova Delegacia de Polícia de Jaguaré e do Departamento de Identificação (DEI) do município;

- R$ 243.722,85 na reforma do telhado e do galpão e na manutenção da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536