Em meio às comemorações ao centenário da polícia Técnico Científica no Espírito Santo, o Governo do Estado nomeou 16 peritos papiloscópicos que vão reforçar o efetivo da perícia na Polícia Civil. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (27).
Os novos policiais têm um prazo de até 30 dias para providenciar os documentos pessoais necessários para tomar posse e os exames médicos, bem como agendar a perícia médica no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). O agendamento da perícia deve ser feito por meio do telefone 0800 2836640.
Além dos exames médicos, o candidato deverá apresentar, no dia da perícia, a Guia de Inspeção Médica – GIM, que ele deve retirar na Central de Atendimento, localizada na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – (Seger). Depois de analisar os exames do candidato, o médico do IPAJM emitirá um laudo comprovando sua aptidão. De posse do laudo e da cópia de todos os documentos, o candidato deverá comparecer à Subgerência de Ingresso, Movimentação e Frequência (SUBIMF) para tomar posse do cargo.
Após a posse, os novos policiais passarão por um curso de formação, com duração aproximada de dois meses, na Academia de Polícia (Acadepol).
Nomeações
Em abril, o Governo do Estado nomeou 360 policiais civis sendo 123 escrivães, 105 delegados, 69 peritos papiloscópicos, 26 auxiliares de perícia médico legal, 21 peritos criminais, 12 peritos criminal especial e quatro médicos legistas que vão reforçar o efetivo da Polícia Civil.
Os recém-nomeados foram aprovados em concurso público realizado em janeiro de 2011. Além da prova objetiva, os candidatos foram submetidos à prova de aptidão física, exames médicos e avaliação psicológica, avaliação de títulos, investigação social e criminal.
Relação de Documentos para a posse:
a) Cópia do Diploma ou Declaração acompanhada do Histórico Escolar – Formação: Direito;
b) Cópia do CPF;
c) Cópia do RG;
d) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social das páginas: com o nº da carteira, qualificação civil, onde registra o primeiro emprego (mesmo se estiver em branco);
e) Cópia do Certificado de Reservista ou Comprovante de Quitação com o Serviço Militar (para o sexo masculino);
f) Cópia do Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo TSE (também emitida pela internet);
g) Cópia do nº do PIS/PASEP (se cadastrado);
h) Cópia de Certidão de Nascimento, Casamento ou União estável;
i) Qualquer documento que identifique o n° de sua conta bancária no BANESTES (caso tenha);
j) Comprovante de Residência ou Declaração de Residência fornecida pela CAS/SEGER;
k) Formulário preenchido e assinado de Dados Cadastrais, fornecido pela Central de Atendimento ao Servidor – CAS /SEGER;
l) Formulário preenchido e assinado de Declaração de Bens, fornecido pela Central de Atendimento – CAS/SEGER.
O candidato, no ato da posse, deverá apresentar a documentação relacionada, sendo cópias simples acompanhadas do documento original, facultando-se a apresentação de cópias autenticadas em cartório, caso em que não será exigida a apresentação da documentação original.
Relação de Exames médicos para a posse:
A obtenção do laudo médico depende da realização dos exames relacionados: hemograma completo, VDRL, urina, fezes, raio X do Tórax (com laudo),eletrocardiograma com laudo (candidato acima de 35 anos), laudo odontológico, laudo ortopédico (LER Ocupacional), laudo oftalmológico, laudo psiquiátrico, laudo dermatológico e laudo otorrinolaringológico.
No laudo dos exames deverá constar carimbo do médico contendo a especialidade do emitente e o número do registro no Conselho Regional de Medicina – CRM.
Endereço:
Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (IPAJM) - Rua Desembargador José Batalha, nº 121, Consolação, Vitória/ES.
Seger- Av. Governador Bley, nº 236, Ed. Fábio Rusch, Centro, Vitória/ES, no horário de 09 às 18h, de segunda a sexta-feira.
SUBIMF - Ed. Fábio Rusch, 3º andar, ala Mar.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 9728-8448 - (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br