17/06/2016 14h55 - Atualizado em 26/03/2019 18h32

Homenagens marcam solenidade em comemoração ao Dia do Policial Civil

foto medalha diploma festa pcfoto medalha diploma festa pc Setenta e cinco policiais civis serão homenageados na noite desta sexta-feira (17), durante a solenidade que marca as comemorações do Dia do Policial Civil, celebrado no dia 12 de junho. O evento será realizado a partir das 19h30, no auditório do Teatro do Sesi, no bairro Jardim da Penha, em Vitória.

Serão homenageados 20 delegados, 20 escrivães, 17 investigadores, nove agentes, quatro peritos, quatro psicólogas e uma assistente social. Na ocasião, serão entregues as medalhas de 10, 20 e 30 anos aos policiais civis que completam o tempo de efetivos serviços prestados à instituição e que não possuem nenhuma mácula em sua ficha funcional.

Dois delegados e dois escrivães serão condecorados com a medalha de ouro referente aos 30 anos; 12 policiais civis receberão a medalha de prata, sendo nove escrivães, um delegado, um investigador e um agente; e um investigador de polícia vai receber a medalha de bronze.

Além desses, 58 policiais civis receberão a medalha de mérito, sendo 17 delegados, 15 investigadores, nove escrivães, oito agentes de polícia, quatro peritos, quatro psicólogas, e uma assistente social.

Durante o evento, 26 pessoas receberão o diploma “Amigo da Polícia”, conferido para autoridades civis cujos nomes foram indicados pela chefe de Polícia, em conjunto com os superintendentes, e aprovados pelos representantes do Conselho de Polícia. Entre os homenageados estão o chefe do gabinete do governador, Neivaldo Bragato, o subsecretário de Segurança Pública e Defesa Social, Guilherme Pacífico da Silva, o comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, Edson Massayuki Hiroshi, o comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), coronel Marcos Antônio Souza Nascimento e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Carlos Marcelo D’isep Costa.

O Coral Domingos Martins, da Polícia Civil, também vai se apresentar durante a solenidade.

Confira a lista dos homenageados

Medalha 10 anos

Carlos Magno Pereira Gomes

Medalha 20 anos

Fabiana Maioral Foresto, Dayse Rodrigues Lopes, Edileusa de Souza Canal, Fernando Cunha Filho, Geraldo Alochio da Cunha, Jane Viana de Macena Costa, Maria da Penha Batista, Rogerio Natali Barradas, Sirel Pereira Zigoni, Washington Almeida Cotta, Glaycon Pinto da Fonseca, Fatima de Lourdes Silva.

Medalha 30 anos

Jose Henrique Oliveira, Lauro Coimbra, Angela Maria Pereira Da Silva Souza e
Rozangela Nunes.

Mérito Policial
Delegados de polícia: Ana Cecilia De Almeida Mangaravite, Bruno Bassani Rebelo, Daniel Felipe Sampaio Fortes, Deverly Pereira Junior, Diogo De Freitas, Erico de Almeida Mangaravite, Fabio Almeida Pedroto, Felipe Pimentel Dias, Geraldo Rodrigues Peçanha, Jose Augusto Militão Guedes Junior, Jose Maria Martins Simão, Luciano Carlos Paulino de Oliveira, Nicolle Santiago de Castro Perusia, Paulo Ricardo Cassaro dos Santos, Rafael Pereira Caliman, Renan Souza Moreira, Tarik Halabi Souki.
Escrivães de polícia: Dayse Renata da Costa Araujo, Gustavo Henrique da Silva Andrade, Leticia Carloni Siqueira, Livia Maria de Faria E Silva, Malyssa Leão Dias Silva, Mauro dos Santos Bayerl, Paulo Cesar Batista Nunes, Pedro Silva Santana de Lima, Theruinter Zacche Oliveira.
Investigadores de polícia: Aélcio da Silva Gonçalves Filho, Aldete Meireles Da Silva, Anderson Freitas de Almeida, Andrea Ribeiro da Costa Kalume, Carlos Eduardo Caiado Merchid, Daniel de Almeida Pereira, Eurico Cesar Simonelli de Lirio, Fabio Luiz Leite Hastenreiter, José Geraldo Varejão, Josimar Leandro Nascimento, Marcia do Carmo Sinfronio, Maria Aparecida Falcon, Paulo Roberto Batista, Rogerio Lima da Conceição, Wagner Firme Mafessoni.

Agentes de polícia: Andrew Aguiar Carline, Arthur Williams Falcão Trento, Dino Cezar Pereira, Luciana Poyares da Rocha Borges, Marcelo de Carvalho Gorza, Marcondes Almeida Correia, Pablo Bonifacio Carneiro, Vladmir Martins Machado.

Peritos: Jorge Jose de Morais Junior, Luiz Eduardo Amancio, João Claudio Ferreira, Priscila Maria Gomes da Fonseca Berger.

Psicólogas: Elisa Martins Oliveira Silva, Maria Teresa Regis Borges, Nathalia Loureiro Carvalho Vieira, Thais Aguiar Gomes Cosmo.

Assistente social: Maira Alves Queiroz

Amigos da Polícia

Alessandro Darós, Alessandro Santana da Silva, Ana Paula Vitali Janes Vescovi, Ângela Maria Soares Silvares, Breno Faller Brum, Carlos Marcelo D’isep Costa, Dalmon Fernandes, Edson Massayuki Hiroshi, Guilherme Pacífico da Silva, Hélio Perim, Humberto Dias Viana, Idalécio Leite Rodrigues, Josafá Santos de Oliveira, José Nivaldo Campos Vieira, José Rogerio Zampirolli, Ladislau Paulino Campos, Marcos Antônio Souza Nascimento, Marcos Assis Batista, Marcos Aurélio de Arruda, Mônica de Araújo Saldanha, Neivaldo Bragato, Pedro Marcos Pignaton Moro, Rodrigo Santos Nascimento, Sandra Regina Pimenta, Silvio Fernando Ferreira, Sócrates de Souza.

Dia do Policial Civil

No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981. Em outros estados, é comemorado em datas distintas.

A data é uma referência à morte de Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana e foi fuzilado no dia 12 de junho de 1817, no Estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo.

O Decreto 3.031-N, de 07.08.1990 regulamenta a concessão das medalhas do Mérito Policial e do Serviço Policial.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes