09/01/2013 17h26 - Atualizado em 23/01/2017 20h16

Inaugurado o plantão 24 horas em Linhares

Na tarde dessa segunda-feira (07), o governador do Estado Renato Casagrande inaugurou o plantão 24 horas no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares.  O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Estado, Henrique Herkenhoff, chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, o prefeito do município, Nozinho Correa e outras autoridades.

Em seu discurso, Renato Casagrande reafirmou o compromisso que tem com o desenvolvimento de Linhares a partir dos inúmeros investimentos que estão sendo feitos no município.  Ressaltou ainda a necessidade de desenvolver um trabalho integrado entre diversos órgãos para a redução da criminalidade. “O trabalho da segurança pública tem ligação direta com o Governo do Estado. Porém, é fundamental que haja um trabalho interligado entre as polícias, a justiça e os municípios para diminuir os índices de criminalidade”, destacou.

A implantação dos plantões regionais em delegacias do interior do Estado foi possível graças ao investimento feito pelo Governo do Estado na recomposição do efetivo, um dos pilares do programa Estado Presente.  “A inauguração deste plantão 24 horas só foi possível porque nós contratamos novos policiais e estamos investindo em infraestrutura e tecnologia. Todas as nove microrregiões têm delegacia 24 horas, e esta, em especial, possui duas unidades para atendê-la. Quando se tem mais delegacias funcionando, há mais policiais trabalhando e, como consequência, o combate à impunidade é maior. É a certeza da punição que faz a pessoa pensar se vale a pena cometer o crime”, ressaltou o governador.
Para o chefe de Polícia, Joel Lyrio, o Governo do Estado cumpriu a promessa que vem solidificando cada vez mais o programa de Governo Estado Presente. “Estamos otimistas porque estamos vendo o programa sendo consolidado. A Segurança Pública é prioridade neste Governo”, enfatizou Joel Lyrio.

Linhares é a sétima unidade a receber o serviço que irá beneficiar os moradores do município bem como os das cidades vizinhas. A criação dos plantões 24 horas faz parte do programa de Governo “Estado Presente” que tem como um de seus objetivos a interiorização da segurança pública no Espírito Santo a partir da criação das microrregionais. Dos nove municípios onde está prevista a implantação do projeto, o programa já está em funcionamento em sete: Venda Nova do Imigrante, Alegre, São Mateus, Barra de São Francisco, Colatina e Guarapari. Os municípios de Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim também serão atendidos pelo projeto.

Os mais de 140 mil moradores de Linhares serão atendidos pela equipe de policiais que atua no município composta por sete delegados de polícia, oito escrivães, 24 investigadores, oito agentes, cinco peritos, seis médicos legistas e dois auxiliares de perícia médica. A implantação dos plantões regionais em delegacias do interior do Estado foi possível graças à formatura dos 89 novos delegados de polícia sendo que, desse quantitativo, 52 foram deslocados para atender aos nove municípios que receberão as unidades policiais que funcionarão durante 24 horas.

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Natália Magalhães/Dalila Travaglia