19/10/2015 16h37 - Atualizado em 11/06/2019 19h10

Inscrições abertas para mais um turma do Programa de Reflexão para Aposentadoria da PC

PRA site 2PRA site 2 Os policiais civis que estão prestes a se aposentar, e que desejam se planejar para a nova fase da vida, já podem fazer as inscrições para a nova turma do Programa de Reflexão para Aposentadoria (PRA).

A 3ª edição do PRA será realizada no dia 23 de outubro, das 8 às 17 horas, no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus Goiabeiras, em Vitória.

Entre os temas a serem discutidos nesta edição estão: O planejamento financeiro pessoal e familiar; A saúde no 2º tempo e Aposentadoria: um projeto de vida. As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://www.pc.es.gov.br/inscricao/pra3/ ou pelos telefones da Divisão de Promoção Social (DPS): 3137-9022 / 9023.

Para se candidatar ao programa, terá prioridade o policial civil que preencher, pelo menos, um dos requisitos e na seguinte ordem: receber o abono permanência; ter tempo de contribuição para se aposentar, sendo 25 anos para as mulheres e 30 anos para os homens; faltar, no mínimo, cinco anos para se aposentar; ou ainda ter 60 anos de idade ou mais.

Segundo a assistente social da Polícia Civil, Paula Emely Cabral Torres Santos, é necessário que os interessados em participar do projeto levem os seguintes exames: pressão arterial; frequência cardíaca (com o número de batimentos cardíacos); colesterol HDL e LDL; glicemia; triglicerídeos; gama GT e a medida da circunferência abdominal em centímetros (a medição deverá ser feita na altura do umbigo). “A solicitação dos exames é devido à realização de uma dinâmica que será feita entre os participantes”, explicou a assistente social.

Qualquer dúvida os servidores poderão entrar em contato com a DPS pelos telefones já citados ou pelo e-mail: aposentadoria@pc.es.gov.br.

PRA

Desenvolvido pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria. O PRA conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.

Divisão de Promoção Social

A Divisão de Promoção Social (DPS) atua no campo da atenção psicossocial a policiais civis. A atuação vai ao encontro de um dos eixos do programa proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como um de seus eixos a formação e valorização dos profissionais de segurança púbica.

Serviço:

Dia: 23 de outubro de 2015

Horário: 08 horas às 17 horas

Local: Salão Rosa do ED VII na UFES, próximo ao Planetário.

08h às 08h30: Abertura e Credenciamento
08h30 às 10h30: Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar-
Palestrante: Paulo Costa- Engenheiro; Consultor e Educador Financeiro.
10h30 às 10h40: Intervalo
10h40 às 12h10: A Saúde no 2º Tempo-
Palestrante: Jorge Luiz Miranda- Médico Clínico e Ocupacional. Especializado em medicina ocupacional, saúde mental e coletiva e psicossomática.
12h10 às 13h30: Almoço
13h30 às 17h: Aposentadoria um projeto de Vida!
Palestrante: Carlos Boechat-Psicólogo, Sexólogo e Mestre em Psicologia Social.

Fernanda Pontes

Marcella Lucci (27) 99846-1111