Governo do Estado do Espírito Santo
12/09/2014 16h37 - Atualizado em 22/06/2019 23h56

Inscrições abertas para participar de cursos da Senasp

cartaz ead ciclo32cartaz ead ciclo32 Os policiais civis que têm interesse em se inscrever em um dos 71 cursos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) têm seis dias para fazer a matrícula. As inscrições acontecem a partir desta sexta-feira (12) e seguem até a próxima quinta-feira (18).


No 32º ciclo de cursos da Rede Nacional de Educação a Distância para Segurança Pública (Rede-EAD) estão sendo oferecidas 200 mil vagas para profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiro Militar, órgãos de Perícia Criminal, Guarda Municipal, Policia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Sistema Prisional.


Nesta edição estão sendo oferecidos 71 cursos, dois a mais do que no ciclo anterior. As disciplinas são gratuitas. Os servidores que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever. A rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que o mesmo irá indicar o local mais próximo para as aulas.


Alunos novos podem se inscrever em apenas um curso, enquanto aqueles que já possuem cadastro e não estão bloqueados por evasão podem solicitar a inscrição em até dois cursos. Somente poderão se inscrever no próximo ciclo, os alunos que se evadiram do ciclo anterior ou que tenham sido suspensos por não acessarem o ambiente por 30 dias consecutivos.


A realização dos cursos da Rede EAD é fruto de acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), e os governos estaduais e municipais, com intermediação das Secretarias de Estado de Segurança Pública e Prefeituras.

 

Inscrições


Para a inscrição é necessário acessar o endereço www.mj.gov.br/ead ou https://ead.senasp.gov.br. As matrículas serão homologadas após comprovação do vínculo funcional junto às instituições dos profissionais.


As aulas começam no dia 07/10 e os alunos dos cursos com carga horária de 40 horas concluem as aulas no dia 11 de novembro. Já os de 60 horas finalizam no dia 18/11. A relação das turmas será divulgada entre os dias 2 e 6 de outubro.

 

Cursos oferecidos


Análise Criminal; Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial; Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis; Balística Forense Aplicada; Bombeiro Educador; Busca e Apreensão 1; Busca e Apreensão 2; - Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas ;Capacitação em Educação Para o Trânsito; Cartéis; Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente; Condutores de Veículos de Emergência; Crimes Ambientais; Crimes Cibernéticos - Procedimentos Básicos ;Emergencista Pré-Hospitalar 1; Emergencista Pré-Hospitalar 2; Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas;Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ; Espanhol Básico 1; Espanhol Básico 2; Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial; Fiscalização de Excesso de Peso - Curso Voltado para PRF; Fiscalização Interestadual de Transportes de Passageiro; Formação de Formadores; Formação de Tutores I; Formação de Tutores 2 - Acompanhamento de Fóruns; Gerenciamento de Crises; Gestão de Projetos; Identificação de Armas de Fogo; Identificação Veicular 1; Identificação Veicular 2; Inglês 1; Inglês 2; Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos; Investigação Criminal 1; Investigação Criminal 2; Investigação de Estupro; Investigação de Homicídios 1; Investigação de Homicídios 2; LIBRAS para segurança pública;Mediação Comunitária; Mediação de Conflitos 1; Mediação de Conflitos 2; Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos; Papiloscopia 1; Papiloscopia 2; Planejamento Estratégico; Polícia Comunitária; Policiamento Comunitário Escolar; Policiamento Orientado para o Problema; Português Instrumental; Preservação de Local de Crime; Prevenção da Letalidade de Crianças e Adolescentes;Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte; Psicologia das Emergências; Redação Técnica; Relatório de Local de Crime; Resolução de Conflitos Agrários; Saúde ou Doença: de qual lado você está?; Segurança Contra Incêndio; Segurança Pública sem Homofobia; Sistema de Comando de Incidentes 1; Sistema de Comandos de Incidentes 2; Sistemas e Gestão em Segurança Pública; Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial; Tópicos em Psicologia Relacionados à Segurança Pública; Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública; Uso diferenciado da Força; Violência, Criminalidade e Prevenção.

Rede Ead


Criada em 2005 pela Senasp/MJ, em parceria com a Academia Nacional de Polícia, a Rede Nacional de Educação a Distância–Rede EAD-Senasp é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública em todo o Brasil, que tem como objetivo viabilizar o acesso desses profissionais à capacitação continuada, independentemente das limitações geográficas e considerando as peculiaridades institucionais existentes.


A Rede representa um salto qualitativo em termos de investimento no capital humano, na valorização do profissional de segurança pública, na busca da excelência nas ações de capacitação continuada e, consequentemente, na melhoria das ações voltadas à segurança pública.

 

Com o fortalecimento da Rede EAD-Senasp, o Governo Federal estabelece uma política na qual os processos de aprendizagem são contínuos, sistêmicos e capilarizados, garantindo assim a coerência com as demais políticas de melhoria da qualidade da educação em segurança pública.

 


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006


comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard