29/08/2016 05h35 - Atualizado em 26/03/2019 17h05

Inscrições para novo ciclo do EAD começam nesta terça (23)

cartaz ead 38cartaz ead 38 As inscrições para o 38º Ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD) começam nesta terça-feira (23). Os servidores públicos que atuam na área da segurança podem ser inscrever até a próxima quinta-feira (1º) no endereço ead.senasp.gov.br

Ao todo, estão sendo oferecidos 67 cursos. As capacitações são gratuitas e voltadas, exclusivamente, para integrantes das Polícias Civis e Militares, Corpos de Bombeiros Militares, órgãos de Perícia Criminal, Guardas Municipais, Polícias Federais e Rodoviárias Federais, além dos Sistemas Penitenciários de todo o país. As aulas terão início no dia 28 de setembro.

Segundo o gestor master do EAD/Senasp ES, capitão Adriano Lovatt Poletti, para esta edição o curso de Libras retorna à lista dos cursos oferecidos. “Nos próximos dias, a nova versão da trilha de tutoria, com as orientações sobre a avaliação do vídeo, estará disponível no material complementar do curso ”, afirmou.

Além disso, o gestor informou também que o curso Uso Diferenciado da Força passa a ter como pré-requisito o curso Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial.

Confira a lista de cursos oferecidos:

Análise Criminal 1; Análise Criminal 2; Aspectos Jurídicos da Atuação Policial; Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis; Balística Forense Aplicada; Bombeiro Educador; Busca e Apreensão 1; Busca e Apreensão 2; Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas; Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente; Condutores de Veículo de Emergência; Convênios, Formalização e Execução 1; Crimes Ambientais; Crimes Cibernéticos- procedimentos básicos; Defesa da Concorrência; Emergencista Pré-Hospitalar 1; Emergencista Pré-Hospitalar 2; Enfrentamento ao tráfico de pessoas; Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Espanhol Básico 1; Espanhol Básico 2; Filosofia dos Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial; Fiscalização de Excesso de Peso; Gerenciamento de Crises; Gestão de Projetos; Identificação de Armas de Fogo; Identificação Veicular 1; Identificação Veicular 2; Inglês 1; Inglês 2; Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos ; Investigação Criminal 1; Investigação Criminal 2; Investigação de Estupro; Investigação de Homicídios 1; Investigação de Homicídios 2; Local do Crime: Isolamento e Preservação; LBS-Libras; Mediação Comunitária; Mediação de Conflitos , Necropapiloscopia; Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos; Pericia Papiloscópica em Identificação Humana; Planejamento Estratégico; Polícia Comunitária; Policiamento Comunitário Escolar; Policiamento Orientado para o Problema; Políticas Públicas de Segurança Pública; Português Instrumental; Prevenção da Letalidade de Crianças e Adolescentes; Prevenção e Enfrentamento à Tortura; Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte; Psicologia das Emergências; Redação Técnica; Relatório de Local de Crime; Resolução de Conflitos Agrários; Segurança Contra Incêndio; Segurança Pública sem Homofobia; Sistema de Comando de Incidentes 1; Sistema de Comandos de Incidentes 2; Sistemas e Gestão em Segurança Pública; Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial; Tópicos em Psicologia Relacionados à Segurança Pública; Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública; Uso diferenciado da Força; Violência, Criminalidade e Prevenção.

Rede

A Rede Nacional de Educação à Distância (Rede EAD-SENASP) é uma escola virtual criada em 2005 em parceria com a Academia Nacional de Polícia e, atualmente, conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. A escola é destinada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil e visa facilitar e promover a capacitação contínua desses profissionais.

A realização dos cursos são frutos dos acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os Governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

As aulas e as avaliações são realizadas à distância, em um ambiente virtual, o que possibilita ao aluno decidir qual o melhor horário para se dedicar aos estudos. Os que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever, pois a rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Para isso, basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que o mesmo irá indicar o local mais próximo para as aulas.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes