26/03/2014 15h02 - Atualizado em 25/06/2019 18h14

Investimentos em Segurança Pública: novas delegacias nas microrregiões Caparaó e Central Sul

dp muniz freiredp muniz freire Com o investimento de R$ 1 milhão, o Governo do Estado do Espírito Santo reformou e ampliou a delegacia do município de Muniz Freire. A nova unidade proporcionou melhor infraestrutura de trabalho aos policiais e atendimento à população. A delegacia recebeu viatura, computador e passou a emitir Carteiras de Identidade. Já em Jerônimo Monteiro, foi construída e entregue uma nova Delegacia de Polícia.

A Defesa Civil dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Guaçuí, Muniz Freire, São José do Calçado e Alegre receberam veículos e equipamentos para auxiliar o trabalho de atendimento à população.

Também em Cachoeiro de Itapemirim foi reformado e ampliado o Serviço Médico Legal (SML).

Unidade Padrão do CBMES em Guaçuí

A Microrregião do Caparaó receberá, ainda no primeiro semestre deste ano, uma Unidade Padrão do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que está sendo construída no município de Guaçuí. Com investimento de R$ 2,6 milhões, e previsão de um efetivo de 55 militares e nove viaturas, a unidade trará mais agilidade para o atendimento das demandas de todo o Caparaó. A execução das obras é de responsabilidade do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

O projeto é padrão e possui mais de 1,2 mil metros quadrados de área, distribuídos por dois pavimentos. O primeiro pavimento está dividido em sala de instrução, recepção, almoxarifado, academia, sala de apoio e expurgo.

O segundo pavimento oferece alojamentos e vestiários masculinos e femininos, sala de reunião, sala administrativa, sala de comando, refeitório e recreação e cozinha. O atendimento ao público será realizado por meio da Seção de Atividades Técnicas, responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção de incêndio e pânico.

Construção da Unidade Integrada de Polícia (UIP)

Com uma estrutura moderna e mais adequada para um atendimento mais humanizado, está sendo construída em Castelo, na Microrregião Central Sul do Estado, a Unidade Integrada de Polícia, tipo III. O modelo padrão de Unidade policial prevê espaços para que as polícias Militar e Civil trabalhem em um ambiente integrado.

O investimento é de aproximadamente R$ 1,2 milhão, com recursos da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social e a construção do empreendimento é de responsabilidade do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo.

O edifício está sendo construído em uma área de mais de dois mil metros quadrados e contará com sala de atendimento à população, sala de identificação para emissão de carteira de identidade, sala de apoio, de videomonitoramento, salas administrativas, almoxarifado, banheiros acessíveis, vestiários masculino e feminino, além de sala de descanso, recepção de preso, cozinha, depósito e estacionamento.

Quando a obra for concluída, o que deve ocorrer até o final deste ano, A UIP terá a presença da Polícia Militar e Polícia Civil em um mesmo espaço. Essa integração pretende acelerar o atendimento policial e o processo investigativo de ocorrências. A população de Castelo e região será beneficiada com mais presença policial e um local de referência para o registro de boletins.

Também está prevista a construção das Unidades Integradas de Polícia (UIP) em Vargem Alta e Atílio Vivácqua.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Gustavo Tenório / Sandra Dalton / Natália Magalhães