15/04/2014 17h04 - Atualizado em 24/06/2019 19h28

Mais de 15 mil munições de treinamento já foram distribuídas para policiais civis

municoes 10 02 004municoes 10 02 004 Em pouco mais de um mês, a Polícia Civil distribuiu 15.269 munições de treinamento. Ao todo, 573 policiais civis já cautelaram o material que está sendo distribuído pela Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame).

A distribuição começou no dia 10 de março e seis mil dessas munições foram destinadas aos policiais civis do Grupo de Operações Táticas (GOT). De acordo com o responsável pela Dame, delegado Fabrício Dutra, todos os policiais civis terão direito a 30 munições destinadas especificamente para treinamento. “A distribuição do material será feita por semestre sendo 15 munições no primeiro e o restante na segunda metade do ano”, explicou.

Fabrício Dutra salientou que a cautela das munições seguirá alguns critérios: a utilização de stands de tiro autorizados pelo Exército; o policial deverá procurar um dos instrutores de tiro da Acadepol para ser orientado sobre novas técnicas. Além desses, o delegado alertou para o mais importante: o recolhimento e a devolução das cápsulas deflagradas. Ele explicou que esse procedimento deve ser realizado pelo policial no momento em que ele for cautelar as 30 munições de treinamento para o ano seguinte. Caso a devolução não seja feita, o policial não receberá nova carga de munição de treinamento.municoes 10 02 003municoes 10 02 003

“Todas as munições da Polícia Civil estão identificadas. As munições de treinamento possuem numeração diferente das usadas em combate. A partir de agora, apenas as munições de treinamento deverão ser usadas com esse fim. As munições reais deverão ser usadas apenas durante as operações policiais ou em caso de flagrante. O uso indevido dessas munições implicará em sanções administrativas e penais”, alertou Fabricio Dutra.

Ainda de acordo com o delegado, o objetivo da distribuição das munições é incentivar os policiais a criarem o hábito de realizar sua preparação individual e a prática do tiro policial. “Dessa forma, o policial sempre poderá atualizar a prática do tiro real e também do controle e manuseio de arma de fogo”, garantiu Fabrício. Ele informou ainda que cursos de aperfeiçoamentos são disponibilizados regularmente pela Academia de Polícia (Acadepol).

O delegado adiantou também que, a partir de agora, os policiais civis já sairão do curso de formação com as 30 munições de treinamento. Além das munições de treinamento, todo o policial civil recebe 30 munições de combate no momento em que ingressa na instituição e 20 delas por ano que deverão ser usadas, exclusivamente, em situações reais.municoes 10 02 001municoes 10 02 001

Mais informações:
Dame: 3137-9037 ou 3137-9038