12/08/2015 16h37 - Atualizado em 11/06/2019 19h43

Mais policiais civis são capacitados para usar arma não letal

pistola eletrica 12 02 01pistola eletrica 12 02 01 Mais 17 policiais civis que atuam nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher (DPAM) da Grande Vitória estão aptos a utilizar a pistola elétrica em suas unidades policiais. A capacitação para uso do dispositivo elétrico incapacitante Spark DSK 700 foi oferecida pela Academia de Polícia (Acadepol), por meio do Núcleo de Armamento e Tiro e Técnicas Operacionais (Natto).

O curso foi realizado na Acadepol e concluído no último dia 04. Segundo o coordenador do núcleo e instrutor do curso, investigador Dilson Vicente Nunes, a capacitação teve como objetivo preparar o policial para o correto manuseio e emprego do dispositivo elétrico. “Tendo como alicerce a necessidade de preservação da vida no uso de todo e qualquer armamento, é de fundamental importância o emprego de equipamentos não letais como o dispositivo incapacitante utilizado no curso. O treinamento possibilita aos policiais uma opção diferenciada para resguardar sua vida e a de terceiros”, afirmou.

Além disso, ele destaca a necessidade do constante aperfeiçoamento dos policiais e, no caso daqueles que atuam nos DPAMs, ele afirma que é essencial o conhecimento do correto emprego do armamento, tendo em vista a grande complexidade no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e salvaguardando a sua vida e a de terceiros.

Durante o curso, os policiais foram instruídos quanto aos princípios de condutividade elétrica, de utilização teórica e prática do equipamento e seus acessórios, além de informações sobre legislação, normas e procedimentos sobre uso da pistola elétrica incapacitante.

pistola eletrica 12 02pistola eletrica 12 02
Ao final do curso os alunos receberam um certificado que os autoriza a requisitar o equipamento junto à Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame), após ciência de seu superior imediato conforme orientou o instrutor do curso.

Natto

O Núcleo de Armamento e Tiro e Técnicas Operacionais (Natto) faz parte da estrutura organizacional da Acadepol, foi criado em maio de 2014 e regulamentado em abril deste ano.

Tem como atribuições planejar e coordenar as disciplinas de armamento e tiro, técnicas operacionais com emprego de armas de fogo, uso diferenciado da força e defesa pessoal, oferecidas pela Acadepol. De acordo com o coordenador do Natto, atualmente estão sendo elaborados projetos para a realização do curso de capacitação em armas curtas e longas para os policiais das Superintendências de Polícia Regional Sul (SPRS) e Regional Norte (SPRN).

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111