Governo do Estado do Espírito Santo
16/01/2014 17h56 - Atualizado em 25/06/2019 19h22

Município de Marilândia encerra ano de 2013 sem nenhum homicídio

A Delegacia de Marilândia divulgou nesta quinta-feira (16) o balanço das atividades desenvolvidas pelos policiais civis do município durante o ano de 2013. O principal destaque foi a redução da taxa de homicídios para 0%. No ano anterior o município registrou três homicídios.

Segundo informações do titular da delegacia, delegado Landulpho Lintz, tal resultado se deve principalmente ao cadastro das pessoas que chegam ao município com o intuito de trabalhar nas lavouras. “Há uma lei municipal que exige que os produtores rurais façam cadastros das pessoas que vêm de fora do município para trabalhar, mas ela não estava sendo cumprida. Passamos a fazer os cadastros e monitorar todos trabalhadores”, contou o delegado.

Ele ainda ressaltou que a medida serviu para detectar e prender seis pessoas que tinham mandados de prisão em aberto em outros estados. O cadastro foi feito com aproximadamente 600 trabalhadores e ainda inibiu as pessoas que vinham para o município com más intenções.

Outras ações destacadas pelo delegado foram os diversos cumprimentos de mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos de tráfico de drogas e o apoio da população que denuncia e está sempre atenta às movimentações de pessoas desconhecidas no município. “Em 2014 pretendemos continuar com os cadastros e com as abordagens constantes aos suspeitos do tráfico”, ressaltou Landulpho.

Combate ao tráfico de drogas marca o ano da DP de Guaçuí

A Delegacia de Guaçuí também divulgou o balanço das atividades desenvolvidas em 2013. O ano foi marcado por quatro grandes operações de combate ao tráfico de drogas nos bairros Regresso, Boas Vindas, Planeta dos Macacos II e Faxina, que resultaram na prisão de 45 traficantes e aproximadamente 3 quilos de drogas apreendidas.

Segundo a responsável pela unidade policial, delegada Edilma de Oliveira, todos os casos de crimes contra a vida foram elucidados pelo setor de investigação. “Foram quatro homicídios consumados, um latrocínio e 13 tentativas de homicídio. Todos os autores foram presos e colocados a disposição da Justiça”, contou a delegada.

A delegada ainda ressalta que foram instaurados 220 inquéritos policiais, 30 atos infracionais, 64 Boletins de Ocorrência Circunstanciada envolvendo adolescentes infratores e 160 termos circunstanciados, perfazendo um total de 474 procedimentos remetidos a Justiça. Vinte e sete armas de fogo e uma grande quantidade de munições foram apreendidas pelos policiais.

Queda do número de homicídios no Estado

O ano de 2013 terminou com uma redução de 6% no número de homicídios no Espírito Santo, em relação ao ano anterior. É o quarto ano consecutivo de redução no Estado. Na Grande Vitória essa taxa é de 6,3% e no interior do estado reduziu 5%.

Segundo o secretário de segurança, André Garcia, mesmo não sendo um resultado para se comemorar, o investimento do Governador Renato Casagrande na segurança auxiliou diretamente na redução dos indicativos atuais. "O processo de gestão diário de atualização dos dados de homicídios nos ajuda a planejar ações mais eficazes voltadas diretamente para na diminuição desses indicadores. Só em 2013 foram R$ 100 milhões e neste ano serão R$ 140 milhões. Além, é claro, da contratação de mais policiais civis e militares, compra de novas viaturas e equipamentos de proteção e instalação de câmeras de videomonitoramento”.


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard