02/06/2014 11h28 - Atualizado em 24/06/2019 19h46

Nove pessoas são detidas em operação “Conilon” no Norte do Estado

dp 17regional 30 05dp 17regional 30 05 Uma operação conjunta realizada por policiais civis e militares de Pinheiros resultou na prisão de oito pessoas e na apreensão de um adolescente de 16 anos, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em assaltos. A operação denominada “Conilon” ocorreu nos municípios de São Mateus, Pinheiros e Pedro Canário na última sexta-feira (30).

De acordo com o titular da 17ª Delegacia Regional de Nova Venécia, delegado Líbero Penello, os crimes eram praticados de forma violenta e, em sua maioria, na zona rural do Norte do Espírito Santo. Segundo o delegado, o grupo ainda é suspeito de pelo menos outros dez assaltos. “A quadrilha já vinha sendo monitorada há algum tempo. Ela inclusive assaltava em outros estados. Ontem obtivemos a confirmação de que eles cometeriam mais um assalto na região. A partir disso, ficamos prontos para agir no momento necessário”, informou o delegado.

Líbero Penello contou que cerca de 50 policiais civis e militares se dirigiram para o trecho Sayonara, próximo ao município de Conceição da Barra, para recuperarem um dos caminhões roubados. “Obtivemos sucesso na abordagem. Além dessa apreensão, ainda conseguimos recuperar um lote de cerca de cem sacas de café em meio aos eucaliptos do município, totalizando a apreensão de 450 sacas do produto”, ressaltou Líbero.

O delegado ainda relatou que, além da carga, uma espingarda calibre 12 de dois canos, uma garrucha de dois canos, um veículo supostamente utilizado para dar cobertura nos assaltos, 12 aparelhos celulares, roupas, mochilas e uma máquina fotográfica também foram recuperados pelos policias.dp 17regional 30 05 001dp 17regional 30 05 001

Os suspeitos A. S. L., 18 anos, e C. J. A., 29 anos, foram detidos no caminhão abordado pelos policiais. Já E. A. S. F., 43 anos, e D. A. S., 22 anos, foram presos em um veículo quando se dirigiam para Conceição da Barra.

Os homens identificados como V. D. R., 46 anos, A. E. J., 25 anos, e R. S. P., 21 anos, foram localizados e presos em uma residência no município de São Mateus. Enquanto o suspeito J. D. V., 32 anos, e o adolescente de 16 anos, foram presos detidos em uma casa, no bairro Camata II, no município de Pedro Canário.

Todos os detidos foram reconhecidos pelas vítimas e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus, onde permanecem à disposição da Justiça. Já o adolescente aguarda o resultado do pedido de internação requerido pelo delegado.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006