03/02/2011 20h52 - Atualizado em 24/01/2017 00h42

Novo chefe de Polícia Civil toma posse durante solenidade

O novo chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio Junior, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (03), no Auditório Eduardo Ponzo Peres, na Chefatura de Polícia, em Vitória. A transmissão do cargo foi acompanhada por autoridades, superintendentes, delegados e demais policiais. Deixa o cargo o delegado Julio Cesar Oliveira Silva, que ocupou a chefia por dois anos.

Participaram da solenidade o governador do Estado, Renato Casagrande, os secretários de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Henrique Herkenhoff, Ações Estratégicas, André Garcia, entre outras autoridades.

Na ocasião, foram apresentados a nova diretora da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Fabiana Maioral, e o novo corregedor geral de Polícia, delegado Emerson Rocha.

Fotos Nestor Muller / Secom

Novo chefe de Polícia Civil toma posse durante solenidadeNovo chefe de Polícia Civil toma posse durante solenidade

Em seu discurso, o delegado Julio Cesar Oliveira Silva, que entregou a Chefia de Polícia, agradeceu a todos os policiais civis pelo empenho e dedicação. “É motivo de orgulho estar aqui hoje, pelo trabalho que foi desenvolvido e por entregar o cargo a um delegado de Polícia Civil de carreira. Agradeço, ainda, a todos aqueles que contribuíram para que alcançássemos a redução do índice de criminalidade”, disse.

O titular da Sesp, Henrique Herkenhoff, agradeceu ao empenho do delegado Julio Cesar e deu boas vindas ao novo chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio. “Foi possível reduzir o índice de criminalidade e este padrão precisa ser mantido e melhorado. E para isso contamos com o apoio dos senhores policiais civis, na nova gestão da Chefia de Polícia”, explanou.

Já o novo chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, ressaltou a importância de se construir uma polícia que proporcione tratamento justo e digno à população. “Segurança pública é direito social e cabe à Polícia Civil, juntamente com as outras instituições, construir uma dinâmica com grande participação da sociedade e que atinja o objetivo principal. Precisamos também de novas ferramentas tecnológicas que auxiliem a investigação. A construção da segurança pública está nas mãos de todos nós”, finalizou o novo chefe.

Para o governador Renato Casagrande, a solenidade de transmissão de cargo da Chefia de Polícia Civil tem um simbolismo muito grande. “Nós estamos em um dos pilares no combate ao crime. As Polícias Civil e Militar, funcionando adequadamente, com um compromisso definido e metas integradas, não me deixam dúvidas de que trarão resultados positivos. Nós já concretizamos avanços no sistema prisional, nas estruturas das polícias, com treinamento, contratação e valorização dos cargos. Mas ainda temos muito a avançar. E estou determinado a acompanhar pessoalmente o trabalho dessa área para reduzirmos os índices de homicídios. Por isso, convoco a todos os policiais civis a produzir bons resultados para a população”, finalizou o governador.

Durante a cerimônia, o documento que formaliza a posse do novo chefe de polícia foi assinado pelo governador do Estado e pelo titular da Sesp. Nesta quinta-feira (03), também foram conhecidos os nomes dos ocupantes de alguns cargos como superintendente de Polícia Especializada, delegado José Monteiro Junior; superintendente de Polícia Metropolitana, delegado Heli Schimittel; superintendente de Polícia Prisional, delegado Ismael Foratini; superintendente de Polícia do Interior, delegado Danilo Bahiense, que também responderá pela Superintendência de Polícia Técnico-científica.

Currículo Joel Lyrio Junior

Joel Lyrio Junior é delegado formado pela Academia de Polícia de São Paulo. Tem pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Civil e Especialização em excelência na Gestão Pública e em Segurança Pública. Passou dois anos a frente da Secretaria de Defesa Social da Serra. Foi delegado de Crimes contra o Patrimônio de Guarapari, de Crimes Fazendários, chefe do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) da Serra, assessor técnico da chefia de Polícia Civil, chefe de gabinete da Chefia de Polícia Civil, superintendente de Polícia Especializada (SPE) da PCES, chefe do Departamento de Administração Geral (Dage) da PCES e superintendente de Polícia Prisional (SPP) da PCES.

Currículo Emerson Gonçalves da Rocha

Emerson Gonçalves da Rocha é delegado de polícia e professor de Direito Constitucional. Foi corregedor geral, chefe de Polícia Civil, superintendente de Polícia Metropolitana, e subsecretário de Segurança Pública. Já atuou na Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial, na Delegacia Especializada de Segurança Pessoal, na Delegacia de Armas e Munições, na Delegacia de Crimes Fazendários, na Delegacia da Divisão de Crimes Contra Fazenda, no Departamento de Administração Geral (Dage) da Polícia Civil, no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra e Cariacica.

Currículo Fabiana Maioral

Fabiana Maioral é pós-graduada em Segurança Pública. Foi subsecretária de Inteligência de Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e Coordenadora do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e a à Corrupção (Nuroc). Como delegada, trabalhou nas delegacias de Atílio Vivacqua, Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim e Domingos Martins. Quando transferida para Vitória, trabalhou na Delegacia de Defesa do Consumidor, na Delegacia de Combate aos Crimes Fazendários, na Delegacia de Proteção ao Turista, na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa e na Divisão de Crimes Contra a Fazenda.

Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Talyta Cavalcante e Natália Magalhães