Governo do Estado do Espírito Santo
27/03/2015 15h47 - Atualizado em 18/06/2019 18h37

Novo ônibus da PC estará no jogo da seleção brasileira nesta sexta-feira (27)

onibus pc 24 03 001onibus pc 24 03 001 Um ônibus totalmente equipado com a mais alta tecnologia para atender todas as demandas de uma Delegacia. Este é o mais novo investimento da Polícia Civil que vai levar a Delegacia Móvel para todo o Estado. O ônibus será usado pela primeira vez nesta sexta-feira (27), durante o jogo amistoso entre as seleções olímpicas de Brasil e Paraguai, em Cariacica.

 

O superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo), delegado Josemar Sperandio, afirmou que o ônibus foi adquirido com recursos exclusivamente do Fundo de Reequipamento da Polícia Civil (Funrepoci) no valor de R$ 1,1 milhão. “A Delegacia Móvel será usada em eventos de grande porte como jogos de futebol, shows e festas realizados no Estado. O ônibus, que tem capacidade para 44 passageiros, foi todo adaptado para o funcionamento de uma Delegacia e segue o padrão que a Fifa determinou para ser usado na Copa do Mundo de 2014”, afirmou.


Para chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, a aquisição do ônibus vai facilitar a logística policial já que a Delegacia Móvel também vai atuar apoiar nas operações policiais realizadas em todo o Estado. “Vamos evitar o deslocamento de policiais, pois levaremos a estrutura de uma Delegacia. Isso nos proporcionará uma economia financeira, uma redução de tempo e tornará as ações mais rápidas, oferecendo mais qualidade no atendimento à população”, avaliou.  onibus pc 24 03 005onibus pc 24 03 005


Efetivo


De acordo com superintendente, o efetivo fixo do ônibus é composto por um delegado, um escrivão e três policiais sendo eles agentes ou investigadores. No caso do jogo desta sexta-feira (27), Josemar Sperandio informou que mais seis policiais do Grupo de Operações Táticas (GOT) da Polícia Civil também estarão no local para reforçar a segurança. “A Delegacia Móvel ficará dentro do estádio e atenderá as ocorrências que acontecerem no local. As demais serão encaminhadas para a 4º Delegacia Regional em Cariacica”, informou.

Equipamentos


O ônibus é climatizado, caracterizado com a logomarca da Polícia Civil do ES e possui computadores com acesso à internet, sistema de radio comunicação e de vídeo monitoramento interno e externo, elevador para portadores de necessidades especiais, acesso às redes locais de energia e um gerador que funciona com autonomia de energia por até 8 horas.


O interior da Delegacia Móvel possui baias para atendimento, um cartório, o gabinete do delegado, uma cozinha completa, um banheiro, um cofre para transporte de materiais do flagrante e de armas longas e uma cela com capacidade para dois presos.

onibus pc 24 03 006onibus pc 24 03 006
Na parte externa cinco das oito câmeras fazem o vídeomonitoramento e enviam as imagens para um circuito interno onde os policiais podem visualizar tudo o que acontece ao redor do ônibus. Além disso, seis refletores ajudam a iluminar o local onde o ônibus estiver parado. O veículo também é equipado com toldos com cadeiras para que as pessoas aguardem o atendimento.

Treinamento


Durante três dias, seis policiais civis previamente selecionados participaram de um treinamento oferecido pela empresa responsável por criar o ônibus. Além de possuírem a carteira de habilitação na categoria D, os policiais foram capacitados para operar todo o sistema que compõem a Delegacia Móvel.



Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 

imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536

Marcela Lucci (27) 99846-1111

Edimara Garbelotto (27) 99607-2978

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard