curso delegados vistoria veiculos 02 09 Os novos delegados da Polícia Civil participaram de uma aula prática para aprender como é feita a identificação de veículos adulterados. A atividade faz parte do curso de formação e foi realizada pela Academia de Polícia (Acadepol), no pátio da Polícia Civil, na Serra.
De acordo com o instrutor da Acadepol, Vitor Alfredo, o objetivo da instrução, realizada na última quinta-feira (28), foi mostrar de que forma é feita uma vistoria em veículos e alertar para os diversos tipos de adulterações que existem, desde as mais antigas até as recentes. “Eles tiveram a oportunidade de vistoriar vários modelos de automóveis, motos e caminhões que circulam no Brasil. A ideia de capacitá-los com essas informações é auxiliá-los nas investigações de possíveis crimes envolvendo veículos possibilitando que eles tomem a decisão correta no momento de incriminar os suspeitos”, afirmou Vitor.
Outro benefício é permitir que eles consigam detectar uma adulteração e evitem que um carro irregular seja cadastrado na frota do Estado. “Com o avanço da tecnologia, os adulteradores estão ficando cada vez mais precisos e se aproximam dos padrões utilizados pelos fabricantes de veículos. Por isso, é necessário que esse conhecimento esteja à disposição dos profissionais que combatem as adulterações de veículos no Estado, já que muitos desses novos delegados irão para o interior, onde não há delegacia especializada em furtos e roubos de veículos”, destacou Vitor Alfredo.
O instrutor disse que antes da instrução prática, os 32 alunos tiveram aulas sobre a codificação do chassi, a localização do número identificador do motor, a originalidade dos agregados aplicados aos veículos e o padrão dos caracteres usados pelas montadoras.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com