A Operação Bavaria, comandada pelo delegado Jordano Leite, titular do Núcleo de Repressão a Organizações Criminosas e à Corrupção (Nurocc), realizada nesta quinta-feira (09), apreendeu cinco caminhões carregados com engradados de cervejas vindas da Bahia sem notas fiscais e com indícios de roubo. A ação foi realizada em estabelecimentos comerciais situados em Nova Venécia, São Mateus, Jaguaré e Fundão.
Os materiais apreendidos entraram no Estado sem o devido recolhimento de impostos aos cofres públicos, resultando num prejuízo ao Espírito Santo de aproximadamente R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) por mês.
Os comerciantes que foram flagrados praticando a atividade ilícita foram interrogados no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de São Mateus e poderão responder por crimes de sonegação fiscal, receptação e formação de quadrilha. Eles ainda vão ter de pagar várias multas.
As investigações da polícia evoluíram para a identificação e prisão dos atravessadores, ou seja, das pessoas responsáveis pela compra da cerveja na Bahia e revenda para os comerciantes capixabas.
Foram alvos de buscas pelos policiais e auditores 15 estabelecimentos comerciais do Estado que desenvolvem o comércio atacadista de bebidas alcóolicas.
A ação foi desencadeada após investigações que duraram dois meses, realizadas em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz).
A Operação contou com a participação de aproximadamente 40 policiais civis de Delegacias do interior do Estado e também com Policiais do Nurocc, bem como auditores da Receita Estadual.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Sesp
Cláudio Figueiredo/ Rubens Gomes/ Bárbara Heringer/ Susana Kohler
(27) 3636-1572 / 9975-7858 / 9607-2978/ 9846-1111
claudio.figueiredo@sesp.es.gov.br
rubens.gomes@sesp.es.gov.br
barbara.heringer@sesp.es.gov.br
susana.kohler@sesp.es.gov.br