op estadopresente 06 02 14 1 A Polícia Civil prendeu oito pessoas e apreendeu armas e drogas durante a segunda operação “Estado Presente 14”, realizada na manhã desta quinta-feira (06), nos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Viana e Guarapari. A ação foi planejada pela Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais, e executada pelas Delegacias de Crimes Contra a Vida (DCCV) da Grande Vitória.
Em Cariacica, a equipe de policias da DCCV prendeu S.S.D, 31 anos, com mandado de prisão temporária por um duplo homicídio tentado, contra as vítimas Jordânia Alves Silva e Algemiro da Penha Carsoso. O crime ocorreu no dia 04 de outubro de 2013, no bairro Santa Fé. Com o suspeito foram apreendidas drogas, armas, algema, carteira de polícia falsa e material para embalo de drogas.
O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. De acordo com o delegado titular da DCCV de Cariacica, João Paulo Pinto, o criminoso confessou à polícia que a arma apreendida durante a operação é a mesma que ele utilizou no crime, e também confessou a dupla tentativa de homicídio. S. foi preso em sua residência no bairro Itanguá.
Em Vitória, no bairrro Andorinhas, um menor foi preso em flagrante com 27 buchas de maconha, 40 pedras de crack e uma arma.
Já em Viana, foi preso pela DCCV do município, J.B.A.B, 35 anos, autor de uma tentativa de homicídio contra Danilo da Silva, ocorrido no dia 23 de junho de 2013. Ele também é suspeito de participar de um homicídio consumado no dia 04 de janeiro deste ano, no qual a vítima foi morta com 32 golpes por um instrumento perfuro cortante. Ambos os crimes aconteceram no bairro Ipanema. O suspeito foi autuado por tentativa de homicídio com mandado de prisão preventiva, e também contra ele consta um mandado de prisão temporária pelo homicídio.
Na Serra, a equipe da DCCV do município, prendeu F.R.S, 19 anos, autor do homicídio de Wellington Lopes da Silva, ocorrido no dia 25 de dezembro de 2013, no bairro das Laranjeiras. Segundo o delegado titular da DCCV da Serra, Marcus Vinicius Rodrigues de Souza, a vítima era usuária de drogas e tinha uma dívida com a quadrilha de F. Wellington teria sido morto após F. ter ido até sua residência armado para cobrar a dívida. O suspeito foi preso por mandado de prisão temporária.
Também na Serra, a DCCV prendeu um menor de 17 anos, suspeito de participar junto a outro suspeito ainda não identificado, do homicídio que vitimou Wanderson Rodrigues dos Santos. O crime ocorreu no dia 21 de outubro de 2013, no bairro São Geraldo. O menor será encaminhado para a Unidade de Atendimento Inicial (Unai).op estadopresente14 06 02 01
“A vítima era usuária de drogas e cometia pequenos furtos no bairro. Ele teria furtado a casa do menor. Esse menor, junto a outro suspeito teria armado uma emboscada e matado a vítima em um matagal. Temos a informação ainda, de que esse menor também gerencia uma boca de fumo em São Geraldo”, relatou o delegado.
Em Guarapari, a DCCV contou com o apoio da Polícia Militar na operação, onde foi cumprido dois mandados de prisão temporária. H. B. S. e B. A. S., ambos de 21 anos, eram suspeitos de homicídio. Após a prisão, a investigação da polícia apontou que a dupla, junto a outros dois suspeitos ainda não identificados, são autores de um latrocínio, ocorrido no dia 08 de janeiro desse ano, e outros três homicídios que aconteceram também no mês de janeiro. Os suspeitos serão encaminhados para o CDP de Guarapari.Outra prisão também foi efetuada em Vila Velha.
O superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado Cláudio Victor, avalia de forma positiva a operação. “Tivemos nosso objetivo cumprido, prender pessoas perigosas envolvidas na prática de homicídios na região da Grande Vitória”, afirmou.
Operação Estado Presente 14
No último dia 28, a Polícia Civil realizou a primeira etada da ‘Operação Estado Presente 14’que resultou na prisão de cinco pessoas na Grande Vitória.
Entre os detidos estão os suspeitos de participarem dohomicídio do carregador de caminhão Jefferson Teixeira da Silva, de 21 anos, baleado na cabeça durante uma briga de trânsito na BR 262, em Cariacica, ocorrido no dia 15 de janeiro.
O chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, classificou como exitoso o resultado da operação. " São cinco prisões importantes para combater o índice de homicídios. A intenção é fazer outras operações como essas em todo o Estado nos próximos dias. Com isso nós queremos demonstrar para a sociedade capixaba que estamos firmes e fortes na nossa trajetória em diminuir a violência no Estado prendendo as pessoas que estão envolvidas com homicídios, mas também quem está mandando matar por causa do tráfico de drogas". Estamos planejando grandes operações com a certeza da diminuição dos índices de violência principalmente de homicídio de 2014 em relação a 2013. Cariacica teve uma redução de 23% nos números de homicídios e queremos manter esses dados”.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com