28/01/2014 16h58 - Atualizado em 25/06/2019 19h07

Operação Estado Presente prende cinco pessoas na Grande Vitória

op estado presente 14 03op estado presente 14 03 A ‘Operação Estado Presente 14’, deflagrada pela Polícia Civil do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (28), resultou na prisão de cinco pessoas na Grande Vitória.

W. S.C., 18 anos, foi detido no bairro Mata da Praia, em Cariacica, e H. C. S., 24 anos, foi preso, após se apresentar a polícia. Os dois são suspeitos de pilotarem a moto utilizada no homicídio do carregador de caminhão Jefferson Teixeira da Silva, de 21 anos, baleado na cabeça durante uma briga de trânsito na BR 262, em Cariacica, no último dia 15.

De acordo com o delegado responsável pela Operação, João Paulo Pinto, Jefferson estava na direção do seu Fiat Uno, parado no semáforo, quando foi atingido após esbarrar na moto conduzida pelos suspeitos. “As investigações foram complexas e difíceis, mas com a ajuda da população por meio de denúncias anônimas, conseguimos identificá-los. Não temos dúvidas da participação dos dois elementos no crime”, confirmou o delegado.

Em continuidade às diligências, a equipe policial localizou o proprietário da moto, L. B. C., 33 anos. “As investigações apontam que o suspeito emprestou a moto sabendo que ela seria usada na prática de crimes, seja de roubo ou para o transporte de drogas”, disse o delegado. L.  foi preso em casa, no bairro Santana. Já o autor do disparo, de apenas 16 anos, que atingiu Jefferson na cabeça, conhecido como “queijinho”, continua foragido.

Também foram presos E. A.C. N., 19 anos, e V. G. B., 24 anos, suspeitos do homicídio de Bruno Salino de Souza. O crime op estado presente 14 07op estado presente 14 07 aconteceu no dia 07 de novembro de 2013, no bairro Aparecida, em Cariacica. A vítima foi abordada pelos suspeitos e foi atingida por seis tiros. Em depoimento à polícia, E., autor dos disparos, confessou o crime, e disse que matou porque tinha muitas desavenças com a vítima desde criança. Motivação que está desavenças com a vítima desde criança. Motivação que está sendo investigada pela polícia. Já o outro suspeito, V. é suspeito de ser o dono de uma boca de fumo, em Cariacica, e negou a participação no homicídio.

op estado presente 14 08op estado presente 14 08 Em coletiva realizada na manhã de hoje, na Delegacia de Crimes Contra a Vida de Cariacica, o chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, informou que todos os mandados foram cumpridos. "O resultado dessa operação foi exitoso com essas cinco prisões importantes para combater o índice de homicídios. A intenção é fazer outras operações como essas em todo o Estado nos próximos dias. Com isso nós queremos demonstrar para a sociedade capixaba que estamos firmes e fortes na nossa trajetória em diminuir a violência no Estado prendendo as pessoas que estão envolvidas com homicídios, mas também quem está mandando matar por causa do tráfico de drogas". Estamos planejando grandes operações com a certeza da diminuição dos índices de violência principalmente de homicídio de 2014 em relação a 2013. Cariacica teve uma redução de 23% nos números de homicídios e queremos manter esses dados”.

Todos os detidos na Operação ‘Estado Presente 14’ estão respondendo pelo crime de homicídio qualificado. A ação contou com o apoio de 60 policiais civis, foi planejada pela Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais e executada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP.

op estado presente 14 05op estado presente 14 05 H. C. S. será apresentado na Delegacia de Crimes Contra a Vida de Cariacica, como um dos suspeitos de pilotar a moto utilizada no crime de Jefferson Teixeira da Silva, 21 anos.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006