27/10/2015 17h06 - Atualizado em 11/06/2019 19h03

Palestras marcam a 3ª edição do Programa de Reflexão para a Aposentadoria

pra 3 edicao 23 10 001pra 3 edicao 23 10 001 A 3ª edição do Programa de Reflexão para a Aposentadoria (PRA) beneficiou 30 policiais civis que estão se preparando para se aposentar. A reunião, promovida pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil, foi realizada na última sexta-feira (23), no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus Goiabeiras, em Vitória.

A programação contou com um balcão de atendimento oferecido pelos técnicos do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) que ficaram à disposição dos servidores para esclarecer dúvidas, de forma individualizada, sobre diversos temas referentes à previdência estadual. Regras e modalidades de aposentadoria, tais como, voluntária, especial e compulsória, benefício pensão, cálculo de proventos foram alguns temas levantados no decorrer dos atendimentos. Orientações relativas à legislações previdenciárias também não ficaram de fora.

“É sempre gratificante ajudar e participar de atividades como esta e poder levar informações previdenciárias aos servidores públicos. O Instituto vem sendo parceiro e marcando presença no PRA da Polícia Civil desde a primeira edição”, disse a subgerente de Fixação e Revisão, Cleonice Guarnier.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre “Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar” em uma palestra oferecida pelo coach, engenheiro, consultor e educador financeiro Paulo Costa. A saúde do policial que está prestes a se aposentar também foi um dos temas abordados nesta edição do PRA. O médico clínico e ocupacional Jorge Miranda falou sobre “Saúde no 2º tempo” enfatizando a importância da adoção de um estilo de vida saudável.

pra 3 edicao 23 10 002pra 3 edicao 23 10 002
O enceramento das palestras ficou por conta do sexólogo, psicólogo e Mestre em Psicologia Social Carlos Boechat, que discorreu sobre o tema “Aposentadoria: um projeto de vida!”.

"Achei excelente. Tirar todas as dúvidas dos servidores é muito importante. A facilidade e a proximidade do atendimento pessoal ajuda bastante", disse Andrea Ney, assistente social da Polícia Civil há 22 anos, que elogiou a disponibilidade e explicações dos técnicos do Instituto.

PRA

Desenvolvido pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil, o programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos policiais que estão se preparando para a aposentadoria. O PRA conta com orientação previdenciária, planejamento financeiro, além de reflexões sobre saúde e projeto de vida saudável na aposentadoria.

Divisão de Promoção Social

A Divisão de Promoção Social (DPS) atua no campo da atenção psicossocial a policiais civis. A atuação vai ao encontro de um dos eixos do programa proposto pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como um de seus eixos a formação e valorização dos profissionais de segurança púbica.

Fernanda Pontes

Marcella Lucci (27) 99846-1111