Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2014 17h52 - Atualizado em 22/06/2019 23h48

Parceria de 16 anos com Banco de Olhos é comemorada pela Polícia Civil

banco de olhos 25 09banco de olhos 25 09 Um café da manhã realizado nesta quinta-feira (25) marcou a comemoração dos 16 anos de parceria entre a Polícia Civil e o Banco de Olhos do Espírito Santo. Na ocasião, também foi celebrado o Dia Internacional de Doadores de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro. O evento foi organizado pela equipe do Departamento Médico Legal (DML), em Vitória.

 

Estiveram presentes o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, a superintendente de Polícia Técnico- Científica (SPTC), delegada Gracimeri Gaviorno, o diretor médico do Banco de Olhos do Espírito Santo, Abraão Garcia Mendes, a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos, enfermeira Gabrielle Guidoni Torres, e funcionários do DML.

 

O diretor médico informou que, das 1871 doações realizadas para o Banco de Olhos, desde a sua fundação em 1998, 536 delas foram efetivadas pelo DML. “Nesse trabalho árduo e contínuo sobre a conscientização da doação de órgãos, a responsabilidade social assumida pelo DML possibilita às famílias entrevistadas a oportunidade de manifestar o desejo pela doação dos órgãos. Isso leva aos pacientes, que estão na fila por espera por um transplante de órgão, a possibilidade de melhora da condição da pessoa e consequente melhora na qualidade de vida”, destacou Abraão Garcia Mendes.

 

O chefe de Polícia destacou a importância do DML em fazer com que as pessoas entendam o quanto a doação é necessária. “Estamos em uma polícia diferente que possuí caráter cidadão e acolhedor e que comemora um trabalho como este, que ressalta a necessidade da doação de órgãos para atender aos que necessitem”, enfatizou Joel Lyrio.

 

A principal função do projeto no DML é conscientizar as famílias dos possíveis doadores sobre a importância da doação dos órgãos. “Fazemos a abordagem dos familiares das vítimas e aqueles que aceitam fazer a doação assinam um termo de autorização”, explicou a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos.



Além das famílias, os médicos legistas, auxiliares de perícia, peritos papiloscopistas, motoristas e recepcionistas também são conscientizados sobre a importância do projeto. “Esse profissionais são os primeiros a ter contato com os familiares dos possíveis doadores. Por isso, a conscientização deles é muito importante para o nosso trabalho ser cada vez mais eficiente”, afirmou Gabrielle Guidoni Torres.

 

Abraão Garcia Mendes também destacou e agradeceu a participação de todos da equipe do Banco de Olhos pela atuação social e humanitária que possibilita os deficientes visuais a voltarem a enxergar através do processo de doação de córneas. “A colaboração de todos é de fundamental importância para nosso trabalho, pois, agilizando os procedimentos de transporte e necropsia, melhor será a qualidade dos tecidos oculares”, avaliou.


O café da manhã também contou com a apresentação musical do Coral “Domingos Martins” da Polícia Civil e também com um show humorístico oferecido pelo diretor médico Abraão Garcia Mendes.banco de olhos 25 09 001banco de olhos 25 09 001

 

Banco de Olhos

O Banco de Olhos foi criado a partir de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – Ufes. Ele funciona 24h/dia no próprio Hucam, na Avenida Marechal Campos, 1355, no bairro Maruípe, em Vitória.

 

O Banco recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante. Não há fila para o procedimento aqui no Estado. A pessoa que receberá o tecido, entretanto, é apenas listada no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e aguarda a marcação da cirurgia pelo médico.

 


Telefones:
Banco de Olhos: (27) 3335-7106/ 9995-2590
Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos: (27) 3235-1028

Assessoria de Comunicação Polícia Civil:
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard