06/02/2015 13h15 - Atualizado em 18/06/2019 23h29

PC dá dicas de segurança para folião no Carnaval de Vitória

carnavalcarnaval A Polícia Civil preparou algumas dicas para os foliões que irão curtir os desfiles no Sambão do Povo, em Vitória, nesta sexta-feira (06) e sábado (07). Cuidados com documentos, quantias de dinheiro, celulares e com as crianças foram destacados pelo delegado adjunto da Delegacia de Segurança Patrimonial (DSP), Érico Mangaravite.

O delegado disse que a principal dica é tolerância e respeito ao próximo acima de tudo. “No Carnaval, devido ao grande número de foliões, é comum a ocorrência de filas, congestionamentos, esbarrões, ou seja, de alguns pequenos incômodos. É fundamental deixar de lado o mau humor e priorizar a diversão”, afirmou.

Ele orientou que os foliões devem estar atentos aos horários dos desfiles, procurando chegar cedo e, dessa forma, evitar aglomerações. Além disso, quem for curtir o Carnaval de Vitória deve levar apenas os ingressos, um documento de identificação com foto, dinheiro suficiente para o evento e, caso seja necessário, um cartão de crédito ou débito para eventuais despesas. “Evite portar quantias desnecessárias. Os criminosos se aproveitam da desatenção da vítima, fazendo uso do fator surpresa. Também há delinquentes que usam da destreza para cometer furtos em meio à multidão. Assim, é importante estar sempre alerta, evitando locais desertos ou grandes aglomerações”, disse.

Ele alertou quanto ao uso de joias, relógios e acessórios de valor que chamem atenção. “Uma vez que se trata de um evento com grande circulação de pessoas, recomenda-se evitar o uso desses objetos. Além disso, é recomendável escolher roupas que permitam o acondicionamento seguro de dinheiro, documentos e celulares junto ao corpo. Deve-se evitar bolsas de tamanho grande e roupas com bolsos largos, já que a pessoa pode ser vítima de furto sem perceber”, ressaltou.

Outro ponto que o delegado destacou foi com relação ao uso de celulares durante os desfiles. “Ligações telefônicas, envio de mensagens por celular e postagem de fotos em redes sociais só devem ser feitas em condições seguras: jamais em meio a grandes aglomerações, locais desertos ou no interior de veículos”, alertou Mangaravite.

Para os foliões que forem de carro, o delegado orientou que estacionem apenas em locais permitidos. “É necessário redobrar a atenção ao embarcar ou desembarcar dos veículos, pois muitas vezes os criminosos se aproveitam da desatenção da vítima nesses momentos de maior vulnerabilidade. Aqueles que forem dirigir não devem consumir bebida alcoólica e os foliões que não estiverem conduzindo veículos devem evitar os excessos”, alertou.

No caso de confusões e tumultos, o delegado orienta o folião a se afastar imediatamente de qualquer situação desse tipo. “Durante os desfiles, diversos agentes de segurança estarão no Sambão do Povo e nas imediações. Em caso de discussões ou brigas a orientação é procurar um desses agentes, que irá adotar as providências cabíveis”, informou.

O delegado disse que caso o folião seja vítima de furto ou roubo ou venha a perder algum objeto ou documento deverá procurar um dos agentes de segurança presentes no local (Guarda Municipal, Polícia Militar ou Polícia Civil). “Além disso, o Distrito Policial de Santo Antônio montou um plantão específico para situações relacionadas ao Carnaval de Vitória, com uma equipe destacada para o registro e o recebimento de ocorrências”, afirmou.

Cuidado com as crianças

Com relação aos cuidados com as crianças dentro do Sambão do Povo, Érico Mangaravite, afirmou que os pais e responsáveis devem estar sempre atentos aos filhos.

“É importante evitar o consumo de bebida alcoólica e orientar as crianças para que, caso se percam, saibam identificar os agentes de segurança que estarão presentes no local. Também é interessante definir um ponto de encontro, que deve ser de fácil acesso e bem iluminado. Assim, caso a criança se perca, poderá se dirigir até o ponto de encontro a fim de reencontrar o pai ou responsável. Vestir a criança com roupas chamativas também é uma dica interessante. Isso facilitará a sua localização.O pai ou responsável deve saber exatamente qual roupa a criança está vestindo, caso seja necessário procurá-la”, orientou.

Ele alertou que, conforme informações divulgadas pela empresa responsável pela venda dos ingressos e pela 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória, crianças menores de 7 anos não poderão acessar o evento.

“No caso das crianças maiores de 7 anos que forem desfilar, elas deverão portar crachá de identificação plastificado, pendurado no pescoço, ou pulseiras de identificação, com nome, endereço e telefone dos pais ou responsável legal. Já as crianças que não forem desfilar somente poderão entrar no Sambão acompanhadas pelos pais ou responsável legal e também com identificação", disse.

Os maiores de 16 anos poderão entrar desacompanhados.

Perda e roubo de documentos

Uma opção para aqueles que precisarem registrar ocorrências de furto, roubo e perda de documentos, ou de telefone celular e outros objetos é a Delegacia Online. Também é possível registrar o furto e roubo de veículos.

O serviço, que permite ao cidadão registrar boletins de ocorrências via Internet, é uma alternativa para o cidadão evitar o deslocamento até as unidades policiais. O endereço eletrônico é http://delegaciaonline.sesp.es.gov.br

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111