02/09/2016 17h42 - Atualizado em 26/03/2019 17h02

PC e Ministério Público se reúnem para alinhar metodologias no enfrentamento à violência doméstica

nevid 02 09 001nevid 02 09 001 O atendimento feito pela Polícia Civil e pelo Ministério Público Estadual às vítimas de violência doméstica foi tema de reunião, na última sexta-feira (02), em Vitória. Participaram do encontro a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher (Nevid), Cláudia Regina Santos Albuquerque Garcia, o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cláudio Victor, as delegadas titulares dos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher (DPAM) da Região Metropolitana e as que atuam no Plantão Especializado da Mulher (PEM).

Segundo a chefe de Polícia, o objetivo foi alinhar as metodologias de trabalho utilizadas nos atendimentos realizados pela Policia Civil às vítimas de violência doméstica. “Nada melhor do que ouvir os desafios enfrentados pelos profissionais que lidam diariamente com esse tipo de crime, para podermos traçar a melhor maneira de realizar esse atendimento, preservando sempre a vítima e proporcionando maior acolhimento para ela”, informou.

Durante a reunião, a promotora de Justiça ouviu as sugestões das delegadas para que o amparo às vítimas seja fortalecido. “Neste primeiro momento, precisamos desconstruir alguns conceitos para trabalhar a Lei Maria da Penha. Em seguida, temos que fortalecer e nos aproximar da Rede de Proteção à Mulher, como a Casa Abrigo. Por último, iremos discutir as questões jurídicas”, esclareceu Cláudia Garcia.

nevid 02 09 002nevid 02 09 002
De acordo com a coordenadora do Nevid, a sugestão é promover a capacitação dos policiais civis que atuam diretamente nas unidades especializadas em atendimento à mulher.  “Temos que capacitar para oferecer o melhor atendimento para as vítimas de violência doméstica e também para fortalecer as políticas públicas e enfrentar os crimes previstos na Lei Maria da Penha”, afirmou.

Ao final da reunião ficou acertado que o Nevid, por meio de suas psicólogas e sua assistente social, irá oferecer uma capacitação para cerca de 90 policiais civis que atuam nos DPAM’s e no PEM, com instruções voltadas para todos os pontos levantados pelas delegadas. O curso será realizado nos meses de outubro e novembro. Os policiais serão divididos em três turmas.

Segundo o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cláudio Victor, a Polícia Civil também está estudando, junto à Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), promover uma capacitação específica sobre o tema destinada aos policiais civis que atuam nas unidades que atendem mulheres vítimas de violência doméstica.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes