Governo do Estado do Espírito Santo
14/09/2015 08h28 - Atualizado em 11/06/2019 19h33

PC e Procon/ES ajudam a resolver impasse entre consumidores e empresas que cancelaram show

Chefatura PCChefatura PC A partir desta segunda– feira (14) começa a ser feita a devolução do dinheiro para os consumidores que compraram ingressos para um show que seria realizado no dia 19 de junho, no município de Vitória, mas foi cancelado. O ressarcimento será realizado no período de 14 a 18 de setembro, das 12 às 17 horas, na sede do Procon Estadual, pelos representantes da organizadora do evento e da empresa que emitiu os ingressos.

 

O acordo entre a faculdade particular que patrocinou o evento, a empresa organizadora e a responsável pela emissão dos ingressos foi intermediado pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Es), no dia 20 de agosto.

 

Segundo o titular da Decon, delegado Diogo de Freitas, a ação foi realizada após diversas reclamações serem registradas na delegacia. “Após diligências foi possível pacificar o conflito da maneira mais eficaz, em uma verdadeira justiça restaurativa. Tanto a Polícia Civil quanto o Procon realizaram esforços para resolver o problema, contando com o apoio e bom senso da patrocinadora do evento e da empresa responsável pela emissão dos ingressos”, frisou.

 

Freitas explicou que no acordo, ficou estabelecido que a empresa organizadora pelo show será a responsável por ressarcir os consumidores. As outras concordaram em divulgar nas redes sociais a respeito do mutirão para devolução do dinheiro.

 

A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, diz que os consumidores que adquiriram o ingresso para participar do evento viram frustradas as suas expectativas e só agora receberão a devolução dos valores pagos. “Sempre que não há a prestação dos serviços contratados, a consequência esperada deverá ser a devolução dos valores pagos”, explica.

 


Para aqueles consumidores que compraram o ingresso, a restituição dos valores acontecerá até a próxima sexta-feira (18), de 12 horas às 17 horas, na sede do Procon/ES.

 

O que fazer?

 

Para ter o valor ressarcido, o consumidor deverá levar o ingresso até a sede do Procon/ES onde representantes da organizadora do evento e da empresa responsável pela emissão do ingresso verificarão a autenticidade do mesmo.

 

O ingresso apresentado será recolhido e o consumidor receberá um comprovante de atendimento. Na ocasião, o consumidor preencherá o requerimento de devolução de valores de ingressos contendo seus dados pessoais, o valor e a conta bancária para o depósito. Segundo o acordo estabelecido, a restituição deverá ser feita até o dia 30 de setembro.

 

Caso o consumidor não tenha uma conta bancária ou nenhuma que possa indicar, a orientação é que vá até a sede do Procon/ES no período citado e procure um dos representantes da empresa que emitiu os ingressos.

 

Para os consumidores que efetuaram a compra por meio do site da empresa responsável pela impressão dos ingressos são duas opções. Aqueles que compraram utilizando o cartão de crédito deverão apresentar um documento oficial com foto do titular da compra e do cartão utilizado. Já para as compras efetuadas na modalidade boleto, somente será necessária a apresentação do boleto juntamente com um documento oficial com foto do titular da compra.

 

Serviço: Mutirão para restituição do valor dos ingressos


Data: 14 a 18 de setembro de 2015
Hora: 12 às 17 horas
Local: Sede do Procon Estadual na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória, ES.
Documentos: Documento oficial com foto, ingresso, comprovante de compra (cartão de crédito ou boleto bancário) e procuração, quando necessário.

 

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