04/03/2015 11h57 - Atualizado em 18/06/2019 23h17

PC promove reunião estratégica com delegacias do Norte do Estado

reuniao sprn 03 03reuniao sprn 03 03 A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno reuniu-se com policiais civis que atuam nas unidades do Norte do Estado para apresentar as diretrizes a serem usadas na construção do planejamento estratégico da Polícia Civil.

Mais de 170 policiais civis entre eles delegados, escrivães, peritos, investigadores e agentes que atuam nas seis Delegacias Regionais e na 12º Regional em Santa Teresa compareceram ao evento realizado, na manhã dessa terça-feira (03), no Centro Cultural Nice Avanza, no Centro de Linhares.

Gracimeri Gaviorno iniciou sua fala destacando a necessidade de ouvir as demandas dos policiais civis para a elaboração do planejamento da Polícia Civil. “O planejamento da instituição não pode ser de uma pessoa só. Ele tem que ser construído com a colaboração de todos os policiais civis. Precisamos discutir as questões que nos afligem”, disse. Para isso, ela explicou que serão elaborados fóruns de discussões com temas específicos, os quais possibilitarão a colaboração de todos.

Entre as diretrizes a serem adotadas para a elaboração do planejamento estratégico, a chefe de Polícia destacou o melhoria no atendimento ao cidadão. “Nosso grande desafio é prestar um bom serviço para todos. Para isso, precisamos trabalhar a aproximação com a comunidade de uma forma geral e discutir as prioridades. Vivemos em um ambiente onde a coletividade precisa do nosso serviço e com a demanda muito grande precisamos estar organizados. Somos servidores e vamos prestar um bom serviço onde estivermos”, afirmou.

Segundo a chefe de Polícia, a elaboração de procedimentos operacionais padronizados (POPs) está entre as demandas a serem discutidas nos fóruns. “O POP não pode ser engessador e sim um orientador para os policiais civis”, esclareceu.

Gracimeri Gaviorn também ressaltou a importância da integração entre os policiais civis e como segunda diretriz falou sobre a necessidade de aproximar a estrutura administrativa da Polícia Civil ao efetivo que atua no interior do Estado. “Por isso, vamos levar para o interior os cursos de capacitação oferecidos pela Academia de Polícia, os serviços prestados pelo Departamento de Recursos Humanos e os projetos desenvolvidos pela Divisão de Promoção Social”, garantiu.

reuniao sprn 03 03 002reuniao sprn 03 03 002
A adoção de uma gestão participativa e de responsabilidade compartilhada também foi destaque. “Só conseguimos administrar nossas carências olhando para os nossos recursos”, afirmou ela.

Durante o evento, todos os delegados responsáveis por cada uma das Delegacias Regionais apresentou os policiais que compõem a sua equipe de trabalho. O superintendente de Polícia Regional do Norte, delegado Marcos Antônio Lourenço destacou o potencial, a vontade e os desafios enfrentados pelos policiais que atuam no Norte do Estado. “A maior redução no índice de homicídios apresentada no ano passado foi da Região Norte. Trabalhamos dobrado para conseguir reduzir esses números”, afirmou.

Também estiveram presentes o superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais (SAEO) delegado Josemar Sperandio e o suplente de deputado estadual Luiz Durão.
A próxima reunião será feita com os policiais que atuam nas Delegacias da Grande Vitória.

Divisão de Promoção Social

A psicóloga Therezina Abranches e a assistente social Paula Emely Cabral Torres Santos, ambas da Divisão de Promoção Social (DPS), participaram do evento e apresentaram todos os projetos que são desenvolvidos pela DPS como o projeto saúde do trabalhador: educação, vigilância e promoção; o de qualidade de atendimento ao cidadão nas delegacias da PC e o projeto de reflexão para a aposentadoria.

Os policiais também conheceram de perto os projetos que serão executados como o de atendimento psicossocial aos policiais localizados no interior do Estado com previsão de início para março.

Sul do Estado
Com o mesmo objetivo, a chefe de Polícia também se reuniu com os policiais civis que atuam no Sul do Estado, no dia 24 de fevereiro. Cerca de 170 policiais participaram do encontro realizado no auditório do Sest/Senat, no bairro Marbrasa, em Cachoeiro de Itapemirim.

Naquela ocasião, Gracimeri ressaltou a necessidade da melhoria do acolhimento e do atendimento ao cidadão, reforçou a importância do trabalho integrado entre todos os policiais e acrescentou que pretende promover maior valorização dos policiais que atuam no interior do Estado e aproximar a Polícia Civil dos municípios do interior do Estado.

Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536