10/03/2015 18h01 - Atualizado em 18/06/2019 23h11

PC realiza primeira reunião do projeto “Homem que é Homem”

primeira reuniao homem que homem 10 03primeira reuniao homem que homem 10 03 A Polícia Civil deu mais um passo para reduzir os casos de violência doméstica contra a mulher no Estado. Cerca de 30 homens que, supostamente, cometeram violência doméstica e familiar contra a mulher, participaram da primeira reunião do projeto “Homem que é Homem”, realizada nesta terça-feira (10). Desse número, 26 decidiram continuar participando dos encontros, ou seja, mais de 86 % de índice de aceitação.

Os números surpreenderam toda a equipe multidisciplinar envolvida no projeto. Entre os municípios da Região Metropolitana, Serra e Vitória tiveram 100% de adesão. Todos os homens que foram indicados pelos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher (DPAM) e que compareceram ao encontro, aceitaram continuar no projeto. De Vila Velha e Cariacica apenas um de cada município não quis participar. E, se inscreveram no projeto dois homens que estavam na reunião acompanhando dois dos selecionados.

Durante a reunião, a titular do Distrito Policial de Atendimento à Mulher (DPAM) da Serra, delegada Suzane Parente Ferreira, explicou quais são as responsabilidades e consequências de quem comete violência doméstica.

Entre os voluntários, assim são chamados os homens selecionados, a expectativa é grande, já que eles acreditam que o trabalho a ser desenvolvido vai acrescentar nas relações interpessoais. Alguns relataram seus casos e destacaram a importância da orientação que irão receber para a melhoria de vida e também na formação do caráter.

A partir de agora, os voluntários serão divididos em grupos reflexivos, compostos por 12 pessoas, nos quais as psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil vão promover a auto responsabilização pelo crime cometido, disponibilizarão espaços para a troca de experiências e discutirem o universo familiar e social, refletindo sobre a necessidade de autocontrole e formas pacíficas de lidar com os conflitos.

Serão oferecidas alternativas não violentas no âmbito das relações interpessoais, especialmente, as conjugais e familiares. Além disso, serão discutidos o processo de construção de identidades masculinas, as relações de gênero, a desconstrução de ideias sexistas e machistas.primeira reuniao homem que homem 10 03 001primeira reuniao homem que homem 10 03 001

Projeto “Homem que é Homem”

Idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil o projeto visa reduzir os casos de violência doméstica contra a mulher e promover a reflexão e a responsabilização junto com os autores de violência doméstica.

“Dessa forma pretendemos contribuir para a redução do índice de reincidência de violência doméstica”, afirmou o superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM) e coordenador do projeto, delegado Cláudio Victor. Entre os objetivos do estão, também, a prevenção de reincidência e o fortalecimento da rede de atendimento à mulher em situação de violência por meio da implantação de instrumentos de atenção para os homens autores de violência de gênero.

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111