20/06/2016 15h02 - Atualizado em 26/03/2019 18h32

PCES inicia curso com foco no atendimento ao cidadão

esesp 20 06esesp 20 06 A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deu um importante passo para aprimorar o serviço prestado à população capixaba. Nesta segunda-feira (20), o órgão iniciou uma capacitação para mais de 40 profissionais com foco na qualidade do atendimento ao cidadão. A ação é desenvolvida em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Ao longo da semana, os participantes terão acesso a uma série de conhecimentos, conceitos e informações que contribuirão para o desenvolvimento do trabalho junto à população, além de poderem compartilhar experiências e ideias. Os encontros reúnem membros das Delegacias Regionais e Distritos Policiais da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), comandada pelo superintendente Cláudio Victor.

A abertura contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp-ES), André Garcia, do subsecretário de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, da chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, de superintendentes, delegados e outros membros da PCES, além da diretora-presidente da Esesp, Dangela Bertoldi Volkers, e da diretora técnica, Sylvana Torres.

O secretário destacou a necessidade de abordar o tema. “Mesmo com todo o ritmo frenético, nossas delegacias precisam ser um espaço de aconchego para aqueles que nos procuram. Esse é o desafio colocado e acredito que estamos começando a trilhar um bom caminho. É o momento para nos prepararmos, refletirmos sobre o nosso papel e melhorarmos a partir disso”, explicou André Garcia.

esesp 20 06 002esesp 20 06 002

Para atender a esta expectativa, todo o conteúdo foi desenvolvido à luz do Planejamento Estratégico da PCES, como explicou Gracimeri. “Pensamos em uma matriz curricular mais do que útil para casar as metodologias com as práticas diárias. Ou seja, é um curso bem orientado para o objetivo proposto”, disse.

Desde o início, a ação foi pensada de forma conjunta com a Esesp. “Quando fomos procurados, nós abraçamos a ideia de imediato por entendermos a importância da polícia para a nossa sociedade. A gente espera que esse curso seja apenas o primeiro de muitos outros que serão originados a partir desta parceria”, destacou Dangela.

A qualificação possui carga horária de 100 horas, divididas em cinco módulos. Além do módulo de atendimento, que ocorre nesta semana, os participantes também passarão por formações em Sistemas de Dados e Informação, Investigação Policial, Inteligência e Estatística e Inovação.

Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br