Uma operação realizada por policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) resultou na apreensão de mais de duas toneladas de carne clandestina no município de Montanha. A ação “Carne Clandestina” teve o apoio do Procon Estadual, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aconteceu nesta quinta-feira (25).
Foram fiscalizados sete estabelecimentos comerciais entre açougues, mercearias e supermercados e produtos como carne de sol, linguiça e torresmo foram apreendidos.
De acordo com o titular da Decon, delegado Wanderson Prezotti, a operação, que teve como o objetivo fiscalizar comércios no município e combater a venda de carne clandestina, seguirá nos municípios do Norte do Estado.
O delegado explicou que as carnes tinham notas fiscais comprovando a origem delas, mas estavam irregulares, pois não possuíam registro no serviço de inspeção oficial, obrigatório para os produtos de origem animal, que pode ser municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF). A inspeção oficial exige a adoção o selo de inspeção do Idaf que informa sobre a origem do produto bem como suas normas de higiene, armazenamento e fabricação essenciais para a qualidade do produto a ser consumido.
“Como as irregularidades não justificavam a lavratura de auto de prisão em flagrante, os proprietários dos estabelecimentos não foram detidos. Vamos aguardar os resultados dos laudos técnicos dos fiscais do Idaf. Se forem encontradas irregularidades, os donos dos comércios responderão criminalmente”, contou o delegado.
Ele lembrou ainda que todas as carnes clandestinas apreendidas foram encaminhadas para inutilização. “A ação faz parte da grade de operações da Decon, que atua em conjunto com o Procon, Idaf e Anvisa regularmente no Estado”, ressaltou ele.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Dalila Travaglia (27) 9607-2978
Lisandra Melo (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.com