Governo do Estado do Espírito Santo
08/08/2015 14h25 - Atualizado em 11/06/2019 21h17

Polícia Civil apresenta balanço da Operação Brasil Integrado

op brasil integrado 07 08 001op brasil integrado 07 08 001 Uma ação simultânea envolvendo 15 unidades da Polícia Civil resultou na prisão de 42 pessoas, na apreensão de 43 adolescentes, 11 armas, quase 400 munições, 91 quilos de maconha e no cumprimento de 153 mandados de prisão e de busca e apreensão em todo o Estado. Delegacias como as de Defesa ao Consumidor, Furtos e Roubos de Veículos, Defraudações e Falsificações, Delitos de Trânsito e Costumes e Diversões intensificaram suas atividades bem como os trabalhos de fiscalização e repressão qualificada às infrações penais, para possibilitar um exercício de segurança voltado para as Olimpíadas 2016.



Todas as delegacias que compõem a Superintendência de Polícia Especializada (SPE) participaram das ações, que fizeram parte da Operação Brasil Integrado, iniciada no dia 29 de julho, e encerrada na última terça–feira (04). Sob a coordenação geral do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, a operação foi assessorada pela Subsecretaria de Estado de Inteligência, tendo as ações de Polícia Judiciária coordenadas pela SPE e pela Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo).

op brasil integrado 07 08 002op brasil integrado 07 08 002

O superintendente de Polícia Especializada, delegado Josemar Sperandio, avaliou o resultado positivo das ações. “Considerando que foi uma operação em âmbito nacional, o resultado alcançado pelas delegacias especializadas e superintendências foi considerável. Prova disso é que estamos planejando realizar mais ações como essas, duas vezes por mês no nosso Estado”, afirmou.


Em três dias as equipes de policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apreenderam nove armas - sendo dois fuzis de fabricação norte-americana calibre 5.56mm, três pistolas calibre.40, duas pistolas calibre .9mm, uma pistola calibre .380 e um revólver calibre 38. Foram apreendidas 389 munições de calibres diversos, além de treze carregadores, 700 gramas de substância semelhante ao crack e 71 tabletes de maconha, aproximadamente 45 quilos, na fronteira com Minas Gerais com apoio do cão da DHPP. Três pessoas foram detidas, e um adolescente apreendido por força de mandado de busca e apreensão. Duas dessas pessoas foram presas em flagrante e a outra por meio de mandado de prisão.


op brasil integrado 07 08 004op brasil integrado 07 08 004
Durante os cinco dias de operação, outras treze pessoas foram presas sendo oito pelos policiais civis que atuam na Superintendência Regional Sul (SPRS), duas pelo Grupo de Operações Táticas (GOT) e três pela equipe da Superintendência de Polícia Prisional (SPP). Duas pessoas foram conduzidas e liberadas após Termo Circunstanciado (TC).


Já a equipe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) recuperou quatro carros, fiscalizou 17 revendas e oficinas de veículos e 11 ferros-velhos, sendo oito no Sul do Estado. Seis pessoas foram detidas, um adolescente foi apreendido, além de 46 quilos de maconha. Em dois dias da operação, policiais da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT) apreenderam uma pistola calibre .45 com nove munições e realizaram fiscalização de trânsito com apoio da Polícia Militar.


Quarenta e dois adolescentes foram apreendidos pelos Policiais da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) que cumpriram 142 mandados judiciais de busca e apreensão. Já a equipe da Delegacia de Armas e Munições (Dame) em três dias prendeu, em flagrante, duas pessoas que comercializavam fogos de artifício e fiscalizaram mais de seis empresas de comercialização deste tipo de produto, além de fábricas, sendo uma delas no Sul do Estado. Duas pedreiras também foram alvos da fiscalização.

op brasil integrado 07 08 005op brasil integrado 07 08 005
A Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) apreendeu 88 botijas de gás irregulares e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (DPMAPC) fiscalizou aterros e ocupações irregulares. Em uma ação conjunta, as duas delegacias fiscalizaram duas empresas de abate de animais que resultou na prisão de duas pessoas em flagrante e na apreensão de 740 kg de carne, armazenada e vendida de forma irregular.


Os policiais da Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi) apreenderam 30 máquinas caça-níqueis, 41 máquinas de bingo eletrônico e R$1.030,00 durante uma operação em uma casa de bingo. Seis pessoas foram conduzidas e liberadas após assinarem um Termo Circunstanciado. Em dois dias, a equipe da Delegacia de Defraudações e Falsificações (Defa) cumpriu três mandados de busca e apreensão e fiscalizou três empresas, resultando na apreensão de 105 unidades de perfumes falsificados e na prisão de uma pessoa em flagrante.


A Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam) de Colatina apreendeu um revólver calibre 32 com 12 munições. Já a equipe da Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes (Deten) cumpriu quatro mandados de prisão, enquanto que a Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda (DCF) em conjunto com a Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decap) realizaram a fiscalização a estabelecimentos comerciais.




Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes 
imprensa.pc@pc.es.gov.br

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard