Governo do Estado do Espírito Santo
14/08/2012 18h42 - Atualizado em 23/01/2017 19h43

Polícia Civil começa a distribuir coletes para delegacias do interior

A partir da próxima segunda- feira (20), a Delegacia de Armas e Munições (DAME) vai começar a distribuir os coletes balísticos entre as delegacias do interior do Estado. Inicialmente os coletes serão entregues aos policiais dos Departamentos de Polícia Judiciária (DPJ).



De acordo com o chefe de Polícia, Joel Lyrio, a compra foi necessária para atender, também, aos novos policiais civis, aprovados em concurso e que tomaram posse recentemente. "Os novos coletes fazem parte dos investimentos do Governo do Espírito Santo em segurança pública, por meio do programa Estado Presente” declarou Joel Lyrio.  Ele ainda esclareceu que o processo de compra  dos coletes começou no final do ano passado e foi finalizado há dois meses. "Ficamos aguardando a liberação da autorização para distribuição do Exército Brasileiro e assim iniciar a distribuição", contou Joel.

Os dois mil coletes balísticos foram recebidos no último dia 30 e começaram a ser distribuídos na última quinta-feira (09) pela Delegacia de Armas e Munições (Dame). Os policiais civis das Delegacias de Crime contra a Vida (DCCV) de Vitória, de Serra, de Cariacica, Viana, Vila Velha e demais setores da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já receberam os novos equipamentos.  Inicialmente foram adquiridos coletes modelos masculinos, nos tamanhos P, M, G e GG. Os coletes femininos ainda estão em fase de licitação.

No dia 20, os policiais do DPJ de Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari receberão o equipamento. No dia 21, é a vez do DPJ de Colatina e o de Linhares e, no dia 22, a distribuição será feita para os policiais do Departamento de São Mateus.

A partir do dia 23, a distribuição será entre as delegacias de polícia (DP’s), conforme a lista abaixo:
Dia 23- Aracruz e Conceição da Barra.
Dia 24- Pedro Canário, Alegre, Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante.
Dia 27-Santa Teresa, Fundão, Praia Grande, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Nova Venécia , Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, Marataízes, Baixo Guandu, Castelo e Itapemirim.
Dia 28- Anchieta, Pancas, Rio Novo do Sul, Marilândia, Piúma, Alfredo Chaves, Itaguaçu, Itarana, Iconha.
Dia 29- Vargem Alta, Pinheiros, Mantenópolis, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Montanha, Mucurici, Jaguaré, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Apiacá , Guaçuí, Mantenópolis.
Dia 30- São Gabriel da Palha, Rio Bananal, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Boa Esperança.
Dia 31- Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Domingos Martins, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Brejetuba.

Novas armas
A Polícia Civil também está investindo em armamento. Está em fase de licitação a aquisição de 750 pistolas de calibre .40, para reforçar o trabalho dos policiais. Ainda assim, a Polícia dispõe de 70 exemplares desse armamento em estoque para distribuir entre os servidores da instituição.

Programa Estado Presente
Os novos coletes e armas fazem parte da reestruturação da Polícia Civil, contemplada pelo programa de segurança pública Estado Presente, do Governo do Espírito Santo.  O investimento na infraestrutura e na tecnologia para o policial trabalhar é um dos pilares do programa. Neste ano, foram investidos R$ 20 milhões para equipar a polícia técnico- científica e, em 2011, investiu R$ 70 milhões nas polícias.
O programa atua em 20 regiões de maior vulnerabilidade social no Estado. Elas recebem ações das diversas secretarias estaduais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil - (27) 3137-9024/3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 – (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard