10/03/2014 16h48 - Atualizado em 25/06/2019 18h23

Polícia Civil começa a distribuir munição de treinamento

municoes 10 02 001municoes 10 02 001 A partir desta segunda-feira (10), todos os policiais civis terão direito a 30 munições destinadas especificamente para treinamento. A distribuição do material será feita por semestre sendo 15 munições no primeiro e o restante na segunda metade do ano. O deferimento do pedido foi assinado pelo chefe da Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, na última quinta-feira (06).

O responsável pela Delegacia de Armas e Munições (Dame), delegado Fabrício Dutra, explicou que o objetivo é incentivar os policiais a criarem o hábito de realizar sua preparação individual e a prática do tiro policial. Além disso, cursos de aperfeiçoamentos são disponibilizados regularmente pela Academia de Polícia (Acadepol). “ Dessa forma, o policial sempre poderá atualizar a prática do tiro real e também do controle e manuseio de arma de fogo”, afirmou o titular da Dame.

Fabrício Dutra salientou que a cautela das munições seguirá alguns critérios: a utilização de stands de tiro autorizados pelo Exército; o policial deverá procurar um dos instrutores de tiro da Acadepol para ser orientado sobre novas técnicas. Além desses, o delegado alertou para o mais importante: o recolhimento e a devolução das cápsulas deflagradas. Ele explicou que esse procedimento deve ser realizado pelo policial no momento em que ele for cautelar as 30 munições de treinamento para o ano seguinte. Caso a devolução não seja feita, o policial não receberá nova carga de munição de treinamento.

“Todas as munições da Polícia Civil estão identificadas. As munições de treinamento possuem numeração diferente das usadas em combate. A partir de agora, apenas as munições de treinamento deverão ser usadas com esse fim. As munições reais deverão ser usadas apenas durante as operações policiais ou em caso de flagrante. O uso indevido dessas munições implicará em sanções administrativas e penais”, alertou Fabricio Dutra.municoes 10 02 002municoes 10 02 002

O delegado adiantou também que, a partir de agora, os policiais civis já sairão do curso de formação com as 30 munições de treinamento. Além das munições de treinamento, todo o policial civil recebe 30 munições de combate no momento em que ingressa na instituição e 20 delas por ano que deverão ser usadas, exclusivamente, em situações reais.

Mais informações:

Dame: 3137-9037 ou 3137-9038