Governo do Estado do Espírito Santo
26/09/2013 17h31 - Atualizado em 23/01/2017 22h13

Polícia Civil comemora 15 anos de parceria com Banco de Olhos do Estado

banco de olhosbanco de olhos Os 15 anos de parceria entre a Polícia Civil e o Banco de Olhos do Espírito Santo foram comemorados durante um café da manhã oferecido pela equipe do Departamento Médico Legal (DML) nesta quinta-feira (26) em Vitória.

Na ocasião estiveram presentes a superintendente de Polícia Técnico- Científica (SPTC), delegada Gracimeri Gaviorno, o diretor médico do Banco de Olhos do Espírito Santo, Abraão Garcia Mendes e a coordenadora, Camila Pedrini Pereira. O café da manhã também contou com a apresentação musical do Coral “Domingos Martins” da Polícia Civil.

A coordenadora do Banco de Olhos do Espírito Santo, enfermeira Camila Pedrini Pereira, informou que nesta sexta-feira (27) será comemorado o dia nacional de doação de órgãos e tecidos no Brasil. “A parceira com o DML tem sido de grande importância no auxilio a esse trabalho. Cerca de 33% de nossas doações são realizadas pelo Departamento”, informou a Camila Pedrini.

A enfermeira ressaltou ainda que a principal função desse projeto é conscientizar as famílias dos possíveis doadores sobre a importância da doação dos órgãos.  “Fazemos a abordagem das famílias dentro do DML. Aquelas que aceitam fazer a doação assinam um termo de autorização”, explicou a coordenadora do Banco de Olhos do Espírito Santo.

Além das famílias, os médicos legistas, auxiliares de perícia, peritos papiloscopistas, motoristas e recepcionistas também são conscientizados sobre a importância do projeto.  “Esse profissionais são os primeiros a ter contato com os familiares dos possíveis doadores. Por isso, a conscientização deles é muito importante para o nosso trabalho ser cada vez mais eficiente”, afirmou a enfermeira.

Conforme o diretor médico do Banco de Olhos, Abraão Garcia Mendes, durante os 15 anos 592 pessoas foram beneficiadas com o projeto, sendo 149 delas em 2012. “No Espírito Santo não existe fila de espera. Nós estamos exportando órgãos para outros estados e importando pacientes que não possuem em seu local de origem a infraestrutura necessária para receber os órgãos”, contou Abraão Garcia Mendes.bancodeolhos01bancodeolhos01

A superintendente da SPTC, delegada Gracimeri Graviorno, informou também que a Polícia Civil está muito feliz em participar deste projeto que auxilia a vida da população. “Ficamos felizes em poder levar alegria para as pessoas que necessitam, e essa alegria não seria possível sem o trabalho de equipe de todos”, ressaltou a superintendente.

Durante o café da manhã foi realizada também uma apresentação humorística oferecida pelo diretor médico Abraão Garcia Mendes.
 
Banco de Olhos
O Banco de Olhos foi criado a partir de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – Ufes. Ele funciona 24h/dia no próprio Hucam, na Avenida Marechal Campos, 1355, no Bairro Maruípe, em Vitória.
O Banco recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante. Não há fila para o procedimento aqui no Estado. A pessoa que receberá o tecido, entretanto, é apenas listada no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e aguarda a marcação da cirurgia pelo médico.
 
Telefones:
Banco de Olhos: (27) 3335-7106/ 9995-2590
Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos: (27) 3235-1028
 
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Dalila Travaglia (27) 9607-2978
Lisandra Melo (27) 9862-4006
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard