11/11/2016 16h34 - Atualizado em 20/03/2019 19h18

Polícia Civil conclui formação sobre atendimento e investigação

esesp 11 11esesp 11 11 Membros da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) concluíram, nesta semana, o último módulo do curso “Qualificação da Investigação e Melhoria no Atendimento”. A formação foi realizada em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e levou, ao longo dos últimos seis meses, diversas informações e temas para serem debatidos em sala.

Iniciada em junho deste ano, a capacitação foi composta por seis módulos diferentes, ministrados por profissionais da própria Polícia Civil e por docentes credenciados da Escola de Governo. O último deles, encerrado nesta sexta-feira (11), tratou o tema ‘Inovação’.

Sob o comando dos docentes Manoel Carlos e Liana Figueiredo, os encontros trataram de questões essenciais com o objetivo de desenvolver o pensamento criativo e um comportamento empreendedor por parte desses profissionais, estimulando a implantação de práticas inovadoras de gestão no contexto do setor público. Já na sexta-feira, a docente Karina Uchôa – que já integrou o corpo de professores da formação - voltou a falar para os participantes, fechando a atividade.

As turmas foram compostas por cerca de 40 cursistas que integram as equipes das Delegacias Regionais e Distritos Policiais da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM). No total, a capacitação teve carga horária total de 120 horas. O encerramento oficial da ação está previsto para ocorrer no dia 30 de novembro, no auditório da Escola de Governo.

O superintendente de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), Cláudio Victor, falou da necessidade de momentos em sala de aula para o aprimoramento deste importante serviço que é prestado à população. Por isso, a formação foi pensada sob uma visão ampla das atividades dos policiais.

“Nós entendemos que a investigação começa quando o cidadão procura a Polícia Civil e tem o primeiro atendimento com o policial, seja ele um investigador, agente ou escrivão, que recebe e passa confiança suficiente para que essa pessoa possa detalhar o crime do qual foi vítima. Esse curso fez com que os participantes interagissem mais com a população, para que as informações venham com clareza e possibilite, a partir dali, a fiscalização da investigação policial”, disse.

Segundo a diretora presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, essa foi a motivação para firmar esta parceria entre as duas instituições. “Uma Escola de Governo deve promover ações que estimulem e promovam mudanças entre os nossos servidores. O objetivo da Esesp é contribuir para melhorar a experiência que a sociedade tem com o setor público. Este trabalho em conjunto mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Trilha de aprendizagem

Ao longo do mês de junho, as equipe de trabalho da Esesp se reuniram com membros da PCES para planejar o desenvolvimento da ‘Qualificação da Investigação e Melhoria no Atendimento’. O encontro contou com a presença do subsecretário de Integração Institucional, Guilherme Pacífico; do superintendente da Delegacia Especializada, Josemar Sperandio; da chefe de gabinete da Polícia Civil, Fabiane Coutinho; integrantes da Equipe de Projetos da PCES e profissionais que, posteriormente, atuaram como docentes nesta capacitação.

No mesmo mês, as instituições deram início à formação, com um módulo focado no atendimento ao cidadão. Desde então, os encontros trouxeram debates sobre: Sistemas de Dados e Informação, Inteligência e Estatística, Investigação Policial, Indicadores, e Inovação. Com isso, o intuito é disponibilizar ferramentas, conteúdo curricular e informações necessárias para uma resposta qualificada e efetiva às demandas policiais.

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas