14/08/2013 17h35 - Atualizado em 23/01/2017 22h02

Polícia Civil concorre com cinco projetos ao Prêmio Inoves 2013

imagem premioimagem premio Cinco projetos criados e desenvolvidos pela Polícia Civil estão na lista dos classificados na 9º edição do Prêmio Inoves 2013.  Entre os 238 inscritos estão os projetos “Gás Legal”, “Forensis: Gerenciamento de Dados da Toxicologia Forense”, “Visão legal - Nova chance de voltar a enxergar”, “Especialização da perícia em local de crime” e “Delegacia Online”.
O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, declarou que esta é a edição em que a Polícia Civil vai concorrer com o maior número de projetos inscritos em toda a história da instituição. “Estamos muito entusiasmados e na expectativa com esses projetos inscritos”, destacou o chefe de Polícia que relatou ainda que o alto número de projetos inscritos reflete os investimentos que o governo do Estado está fazendo na Polícia Civil.

Conheça os projetos concorrentes:

Gás Legal
Desenvolvido desde 2009 pela Delegacia do Consumidor (Decon) e concorrendo na categoria resultados para a sociedade, o projeto Gás Legal foi criado para coibir a clandestinidade da revenda de gás no Espírito Santo. A iniciativa também previne acidentes aos vizinhos dos estabelecimentos devido à alocação errada dos recipientes; previne os acidentes domésticos aos consumidores provocados pelas falhas do engarrafamento e estocagem e inibe a evasão de receitas provocada pela não emissão de nota fiscal.gas2gas2

Forensis: Gerenciamento de Dados da Toxicologia Forense
O projeto implantado no laboratório de Toxicologia do Departamento Médico Legal (DML), inscrito na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, deu mais agilidade a emissão dos laudos confeccionados pelo laboratório. De acordo com a perita bioquímica toxicologista e coordenadora do projeto, Josideia Barreto Mendonça, o foco inicial do Forensis foi desenvolver um trabalho para levantar dados do uso de álcool em vítimas de morte violenta no trânsito. Para isso, foi criado um software para armazenar todos os laudos que seriam emitidos.

Visão legal - Nova chance de voltar a enxergar
Inscrito na categoria Resultados para a Sociedade e desenvolvido e executado por uma equipe de profissionais que atuam no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória em parceria com funcionários do Banco de Olhos do Hospital Cassiano Antônio Moraes – HUCAM, desde o ano de 2002, o projeto Visão Legal conseguiu zerar a fila de transplantes de córneas do Estado e ainda permitiu fornecer material para outros Estados do país.

Especialização da perícia em local de crime
Inscrito na categoria Resultados para a Sociedade, o projeto consiste na capacitação e especialização de uma equipe de peritos criminais em perícia e local de crime. O projeto teve início em janeiro de 2013 e segundo o coordenador e chefe do Departamento de Criminalística, Eduardo Tavares Cunha, a necessidade da especialização da perícia surgiu a partir da dificuldade do perito criminal de atender a todos os tipos de perícias que surgissem durante o seu plantão, fato que gerava uma sobrecarga de trabalho, a qual poderia resultar em equívocos nos exames. Com o projeto, a equipe de perícia patrimonial aumentou no número de atendimentos e melhorou a qualidade dos laudos relacionados.

deon2deon2 Delegacia Online
A implantação do projeto Delegacia Online foi lançada em maio deste ano pelo Governo do Estado. O software instalado nas delegacias possibilita a digitalização de boletins de ocorrência e inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil do Espírito Santo, gerando mais agilidade no atendimento de ocorrências nas delegacias com o auxílio da tecnologia.

Prêmio Inoves 2013
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), realiza desde 2005 o Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves). O prêmio capixaba é referência nacional em metodologia de premiação no serviço público.
As inscrições para o Ciclo 2013 foram encerradas no último domingo (28) e 238 projetos foram inscritos e concorrem divididos em oito categorias do prêmio: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Entre os concorrentes estão trabalhos de equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público.
Após a etapa de inscrições, o Inoves inicia o processo de avaliação dos projetos. Em 2012, 234 projetos foram inscritos para concorrer ao prêmio sendo 143 classificados como semifinalistas.

A avaliação dos projetos permite ao Governo observar quais áreas precisam de melhorias. Além disso, é com base nos relatórios do Inoves que a Seger elabora a grade de cursos a serem oferecidos na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Dalila Travaglia (27) 9607-2978