20/04/2016 14h49 - Atualizado em 20/05/2019 16h18

Polícia Civil é homenageada durante solenidade de 38° Batalhão de Infantaria do Exército

homenagem exercito 19 04 001homenagem exercito 19 04 001 A Polícia Civil, representada pela chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, foi uma das homenageadas pelo 38° Batalhão de Infantaria do Exército (BI) durante a solenidade em comemoração ao Dia do Exército e ao aniversário da Unidade, celebrados nessa terça-feira (19). O evento foi realizado na sede do 38° BI, na Prainha, em Vila Velha.

Durante a cerimônia, a chefe de Polícia recebeu a comenda “Ordem de Tibúrcio” entregue pelo Governador do Estado, Paulo Hartung. Entre os homenageados estavam o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento; o comandante da Capitania dos Portos do Espírito Santo, capitão-de-Mar-e-Guerra, Marcos Aurélio de Arruda; o capitão-de-fragata e comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames), Silvio Fernando Ferreira e o chefe e gabinete do governador do Estado, Neivaldo Bragato.

“A Polícia Civil se sente muito honrada e agradecida em receber esta homenagem. O Exército é nosso grande parceiro em diversas ações , entre instrução em cursos”, ressaltou a chefe de Polícia. homenagem exercito 19 04 002homenagem exercito 19 04 002

Durante o discurso, o comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Edson Massayuki Hiroshi, agradeceu a parceria com a Polícia Civil em diversas ações,como no controle e venda ilegal de armas e também na destruição das armas apreendidas pela Polícia Civil.

Além disso, apresentou os serviços e projetos realizados pelo Exército em prol da sociedade capixaba como as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt e a atuação nos municípios do Norte do Estado, que foram atingidos após o rompimento da barragem de resíduos na cidade de Mariana. O apoio ao esporte também foi lembrado por Hiroshi, que destacou o projeto social desenvolvido com as crianças das escolas municipais de Vila Velha.

homenagem exercito 19 04 004homenagem exercito 19 04 004 Histórico

O Dia do Exército é celebrado em razão da primeira Batalha dos Guararapes ocorrida no dia 19 de abril de 1648, no contexto das invasões neerlandesas do Brasil, na qual o exército português era genuinamente composto por brasileiros.

Já a comenda é uma homenagem ao ex-comandante da unidade, tenente-coronel Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza, que desde 11 de maio de 1964 é considerado o patrono do 38º BI. A honraria é concedida como reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços ao 38º BI.

Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes