05/12/2016 16h52 - Atualizado em 20/03/2019 18h54

Polícia Civil encerra 3ª edição do Curso de Operações Policiais

cop 05 12-001cop 05 12-001 Catorze integrantes de forças policiais de todo o país concluíram, nesta segunda-feira (05), a 3ª edição do Curso de Operações Policiais (COP), realizado pela Polícia Civil por meio do Grupo de Operações Táticas (GOT) e da Academia de Polícia Civil (Acadepol). A cerimônia de formatura foi realizada no auditório Eduardo Ponzo Peres, na Chefatura de Polícia, em Vitória.

Estiveram presentes o superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Calmon; o coordenador do GOT, delegado Fabricio Dutra; o diretor da Acadepol, delegado Heli Schimittel e o subsecretário de Justiça, Alessandro Ferreira de Souza.

O curso teve início no dia 07 de novembro e as instruções foram ministradas na Academia de Polícia (Acadepol) e na sede do GOT. Ao todo, 14 alunos se formaram. O primeiro colocado foi o inspetor penitenciário José Carlos Teixeira que recebeu uma pistola de presente, cedida pela Forças Taurus.

Durante o evento, o responsável pela Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo) parabenizou os integrantes do GOT pela iniciativa de ajudar a organizar o curso. “O GOT vem dignificando a nossa instituição, tanto nas suas ações internas quanto nas integradas com outras instituições”.

cop 05 12-002cop 05 12-002
Já o coordenador do GOT, destacou os conhecimentos adquiridos pelos policiais que, a partir de agora, serão multiplicadores em suas unidades de atuação. “Eu fico muito feliz por mais uma vez formar uma turma em excelência de policiais, com vasto conhecimento. Este aprendizado vai trazer para o dia-a-dia da profissão tudo que aprenderam. Além disso, o que aprenderam no curso é mais que polícia, eles levarão para toda vida valores como honra, honestidade e respeito”.

Curso
Para fazerem parte do III COP, os 24 participantes foram submetidos a duas fases eliminatórias, sendo a primeira a homologação das inscrições pela comissão coordenadora do curso e a segunda com a realização do teste de aptidão física (TAF) que foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na sede do GOT.

Os candidatos foram submetidos a cinco exercícios: Corrida, Flexão na Barra Fixa, Abdominal Remador, Flexão de Braço e Natação. Os testes foram eliminatórios e classificatórios. “Aqueles que alcançaram os melhores índices foram considerados aptos para se inscreverem no curso”, afirmou Dutra.

O curso possuiu 16 disciplinas: Introdução e Adaptação Policial / Técnicas de Patrulha Rural; Orientação e Comunicação; Armamento e Tiro; Técnicas Operacionais de Aplicação Específica; Deslocamento Tático/ Aproximação Cerco e Transposição de Obstáculos; Adaptação em Altura e Salvamento Aquático; Sobrevivência Policial e Combate Velado; Entradas Táticas/Resgate de Refém; Abordagem a Pessoas e Veículos; Explosivos; Patrulha em Áreas de Alto Risco; Emboscada e Contra Emboscada e Resgate de Policial Ferido; Cinotecnia; Algemação e Imobilização; Noções sobre Atirador de Precisão Policial; Atividade Física e Defesa Policial; Equipamentos Não letais/ Equipamentos Policiais e Aplicabilidade.

“Durante o curso, os alunos ficaram à disposição do GOT e foram avaliados permanentemente nas diversas modalidades de instrução, devendo, portanto, se manterem dentro do nível de bom aproveitamento para alcançarem aprovação final”, finalizou Dutra.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes