30/03/2016 17h03 - Atualizado em 04/06/2019 18h23

Polícia Civil encerra comemorações do mês da Mulher

sessao cinema 30 03 001sessao cinema 30 03 001 Uma sessão de cinema exclusiva para as mulheres marcou, nesta quarta-feira (30), o encerramento da programação da Polícia Civil em comemoração ao mês da mulher. Cerca de 60 policiais civis assistiram, durante o horário de almoço, ao filme “Joy: O nome do Sucesso”, no auditório da Polícia Civil, em Vitória.

A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, justificou a escolha do filme como um exemplo dos desafios enfrentados pela mulher no mercado de trabalho.

O filme foi lançado em janeiro deste ano e é inspirado na história real da jovem Joy, interpretada pela atriz Jennifer Lawrence. Ele mostra toda a trajetória dessa mulher que motivada pela necessidade, engenhosidade e pelo sonho de uma vida melhor, triunfa como a fundadora e matriarca de um bilionário império, transformando sua vida e a de sua família. Participam do filme os atores Bradley Cooper e Robert de Niro.

A ação foi organizada pela Divisão de Promoção Social (DPS) da Polícia Civil.

sessao cinema 30 03 002sessao cinema 30 03 002
Mais ações

Também neste mês de março, pela primeira vez, a Polícia Civil realizou uma ação do projeto “Homem que é Homem” no interior do Estado. O primeiro encontro do projeto foi no dia 10, no auditório da Faculdade Integrada de Aracruz (FAACZ), e contou com a presença de 30 homens que respondem a algum procedimento referente à Lei Maria da Penha.

Durante o evento, a titular da Delegacia de Polícia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Aracruz, delegada Amanda da Silva Barbosa, fez uma palestra e esclareceu um pouco mais os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha. Na ocasião, os participantes foram orientados sobre o objetivo e puderam tirar dúvidas a respeito da aplicação da lei que visa a coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Ao final das ações, os participantes que se voluntariaram a participar do projeto recebem uma certidão que é anexada ao procedimento policial existente.

“Homem que é Homem”

É um projeto idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil que visa a reduzir os casos de violência doméstica contra a mulher e promover a reflexão e a responsabilização junto aos autores de violência doméstica.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes