No mês junho, começaram a ser entregues 600 Pistolas PT 840, calibre 40, aos policiais em todo o Estado. Na primeira fase serão contemplados apenas os policiais civis que possuem cauteladas as pistolas PTS 380, e na segunda serão considerados os policiais que requereram a permuta de seus armamentos.
De acordo com o responsável pela Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (DAME), delegado Guilherme Daré de Lima, as trocas das armas somente serão realizadas após as delegacias - onde o policial contemplado é localizado - responderem ao Censo do Desarmamento, solicitado através da chefia de Polícia a todas as unidades policiais.
Para receber a nova Pistola, o policial terá que participar de uma instrução de desmontagem e manutenção, ministrada pelo policial civil Welliton Moraes, lotado na DAME. “É necessário essa instrução porque o mecanismo interno difere-se basicamente dos demais modelos de pistolas pelo conjunto da mola recuperadora”, explicou.
Antes das armas serem entregues, foi necessário uma série de procedimentos para o cadastramento das Pistolas junto ao Sinarm - Sistema Nacional de Armas, gerenciado pela Polícia Federal. Posteriormente, as armas foram encaminhadas à perícia para serem feitas coletas de padrões e ,em seguida, as confecções de fichas.
De acordo com o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, a Pistola .ponto40 é o novo padrão de armamento utilizado por todas as polícias civis do Brasil. “A aquisição dessas armas é de fundamental importância para que se possa uniformizar os procedimentos de defesa do policial, obrigando que os servidores policiais se capacitarem no uso moderado da força”, relatou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães e Silvana Sarmento
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
silvana.costa@pc.es.gov.br