23/09/2014 18h13 - Atualizado em 22/06/2019 23h50

Polícia Civil faz operação para combater máfia dos táxis em Cariacica

taxi trastaxi tras Quinze pessoas foram presas durante a operação “Trânsito S.A.” realizada pela Delegacia de Delitos de Trânsito em conjunto com a Prefeitura de Cariacica. A ação aconteceu na madrugada desta terça-feira (23) nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

De acordo com o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, delegado Maurício Gonçalves da Rocha, os detidos possuem envolvimento com a “Máfia dos táxis” e são suspeitos de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, uso de documento falso, falsificação de documentos públicos e crime fiscal no município de Cariacica.

Cerca de 70 policiais cumpriram 30 mandados de prisão temporária e mandados de busca e apreensão. Entre os presos está o chefe da organização identificado como W. A. N. C.. “Ele usava outras pessoas para administrar uma frota de táxi”, explicou o responsável pela operação.

Além dele, também foram detidos o taxista e vice-presidente do sindicato dos taxistas R. V. A., três ex-funcionários da coordenação de táxis da prefeitura de Cariacica identificados como W. L. N., M. R. B. e B. A. S. F., e nove taxistas.

De acordo com o delegado, com um dos taxistas identificado como M. A. S. foi encontrado um revólver calibre .38 e 10 munições. “ Ele também foi autuado, em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo”, explicou delegado Maurício Gonçalves da Rocha.

Durante a ação foram apreendidos dois veículos táxis e diversos documentos imprescindíveis para a investigação.

O delegado informou que os detidos responderão pelos crimes de associação criminosa, fraude à licitação, falsificação de documento, adulteração de sinal identificador, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e crimes tributário.

A operação contou com a participação de 70 policiais de diversas delegacias como Delitos de Trânsito, Delegacia Antissequestro (DAS), Delegacia de Costumes e Diversões (Decodi), Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCCP), Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vila Velha e Cariacica e policiais do Grupo de Operações Táticas (GOT) e da Superintendência de Polícia Especializada (SPE).

Outra prisão

Em julho, policiais do 9º Distrito Policial (DP) de Campo Grande prenderam um taxista que clonou a permissão para conduzir taxi em Cariacica. A.H., 55 anos, foi preso no trevo de Alto Lage, no município.

De acordo com informações do titular da 4ª Delegacia Regional, delegado José Luiz Pazeto, o suspeito começou a ser investigado após denúncias anônimas. “Recebemos informações de que o detido estava rodando com adesivos e documentações da prefeitura clonados. Pedimos uma corrida de táxi com ele e o prendemos em flagrante”, relatou o delegado.

O veículo conduzido pelo suspeito tinha as mesmas características que o outro táxi que é regular e possui a autorização emitida pela prefeitura do município. Além disso, os dois veículos possuem placas praticamente idênticas cuja diferença está apenas no último algarismo.

O suspeito foi levado para a 4ª Delegacia Regional de Cariacica e, após os procedimentos de praxe, foi encaminhado para Centro de Triagem de Viana (CTV), onde responderá por falsidade ideológica, uso de documento falso e adulteração de placa de veículo automotor. A ação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Urbana de Cariacica.

Fernanda Pontes

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536