04/02/2015 16h22 - Atualizado em 18/06/2019 23h49

Polícia Civil inicia trabalhos para enfrentamento à violência contra a mulher no ES

reuniao chefe conselho mulher serra 03 02reuniao chefe conselho mulher serra 03 02

A Chefia da Polícia Civil deu início às discussões com os órgãos e entidades municipais da Serra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. O objetivo é definir ações e estratégias em conjunto com as organizações visando à diminuição dos índices de violência contra mulher no município. “Vamos intensificar as ações de acolhimento às vítimas da violência, aprimorando o atendimento feito pelos policiais civis”, disse a chefe de Polícia, Gracimeri Gaviorno.

Ela participou nessa terça-feira (03) de uma reunião com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) da Serra e também presidente do Conselho dos Direitos da Mulher Serrana (Commus) Luciana Malini, a conselheira Eusabeth Vasconcelos, que também preside a Associação das Mulheres Unidas da Serra. Estiveram presentes, também, a assessora de Relações com a Comunidade, delegada Glória Menezes e o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cláudio Victor.

A delegada Glória Menezes acrescentou que foram discutidas a possibilidade de implantação de ações para o tratamento psicológico e social do homem infrator/agressor, visando cessar a continuidade da violência.

A chefe de Polícia garantiu que outras reuniões serão realizadas com outros municípios que enfrentam a violência doméstica. “Esse é o papel da assessoria de Relações com a Comunidade. Trazer as demandas das comunidades para que a Polícia Civil possa atuar em conjunto com as organizações, a fim de compreender os problemas, adequar as suas ações e melhorar a resposta para as mulheres capixabas vítimas da violência”, afirmou Gracimeri Gaviorno.

Outras ações

No último dia 30, policiais que atuam na 5ª Delegacia Regional em Guarapari participaram de uma reunião juntamente com representantes do Ministério Público do município para esclarecer as questões sobre o enfrentamento à violência doméstica.

Participaram do encontro o superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cláudio Victor, o titular da 5ª Delegacia Regional, delegado Robson Alves Damasceno, a responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), delegada Francini Parmagnani Moreschi, os delegados que atuam no plantão da Regional, bem como os escrivães, agentes e investigadores e os promotores de Justiça Cláudia Santos e Aloyr Dias Lacerda.

O superintendente explicou que o intuito dessa reunião foi criar uma metodologia de trabalho benéfica para a Polícia Civil e para o Ministério Público. “O trabalho da Polícia Civil será facilitado a partir desses ajustes e da padronização dos serviços”, avaliou. A reunião aconteceu no auditório da 5ª Delegacia Regional em Guarapari.

Fernanda Pontes

Marcela Lucci (27) 99846-1111