Apresentar um “reality da perícia”, essa será é a proposta da Polícia Civil na 9º edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada no período de 15 a 19 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória.
A Polícia Civil estará com um estande onde os visitantes conhecerão as atividades realizadas pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Durante todo o evento 18 policiais receberão os visitantes e explicarão cada etapa realizada para a elucidação de um crime, desde a coleta de vestígios em um local de crime até as análises especializadas realizadas nos diversos setores da Polícia Técnica.
Os visitantes receberão uma uma cartilha ilustrada, que foi elaborada para divulgar o trabalho da perícia técnico-científica capixaba, que em 2012 completou 100 anos. A história e os personagens, apesar de serem fictícios, têm como base os conhecimentos que são aplicados na prática pelos peritos, como o isolamento e preservação do local do crime. O objetivo é promover a conscientização da sociedade sobre a importância da perícia na busca da verdade em um local de crime.
Desde o início da gestão do governador Renato Casagrande, a Polícia Técnico-Científica já recebeu R$ 38 milhões em investimentos do Governo do Estado. “Até 2014 a previsão é de que esse valor chegue à R$ 70 milhões“, afirmou o chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio.
A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é realizada pela a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) em parceria com outras secretarias, autarquias e órgãos do Governo.
Roteiro “Circuito Jovem Perito”
O estande da Polícia Civil “Circuito Jovem Perito” será interativo, buscando colocar o jovem numa cena reproduzida de crime, onde estarão dispostos diversos vestígios que serão importantes elementos utilizados em perícias especializadas.
Os visitantes passarão pelos Departamentos, inicialmente no Departamento Médico Legal (DML) onde presenciarão a simulação de uma necropsia. No Departamento de Identificação(DEI), o visitante acompanhará os trabalhos realizados pelos peritos com fragmentos de impressão digital encontrados na cena de crime.
Em seguida, conhecerão os serviços realizados nos diversos laboratórios da Polícia Técnica: Toxicologia, Química Legal e DNA Criminal. Para finalizar no Departamento de Criminalística, o jovem conhecerá as Perícias em Equipamentos Eletroeletrônicos, Balística e Documentoscopia.
Será montado um estande, onde será possível ao jovem, a partir de descrição de características faciais, presenciar um perito confeccionando um retrato falado. Um painel com imagens dos principais equipamentos utilizados pela perícia, como o cromatógrafo líquido com espectrometria de massa do tipo triplo quadrupolo que permite identificar e quantificar drogas, medicamentos e venenos em sangue, urina, vísceras, mesmo que estejam em quantidades muito pequenas, também estará exposto durante o evento.
Estarão expostos no evento alguns equipamentos recentemente adquiridos pelo Governo Estadual dentro da política de modernização da Perícia Capixaba.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães/Dalila Travaglia
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006
imprensa.pc@pc.es.gov.br