29/06/2016 16h38 - Atualizado em 26/03/2019 18h27

Polícia Civil localiza dois homens que estavam desaparecidos

A equipe de policiais civis da Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD) localizou duas pessoas que estavam desaparecidas. J.M.J., 45 anos, foi localizado em Brasília, no Distrito Federal e o reencontro com os familiares aconteceu nessa terça-feira (28), na Rodoviária de Vitória. Já D.V.S., 35 anos, foi localizado no último sábado (25), em Jacaraípe, na Serra.

De acordo com o titular da Delegacia de Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que responde pela DPD, delegado José Lopes, J.M.J. estava desaparecido desde 2014. “Ele foi identificado no dia 20 de maio por pessoas que atuam no centro de atendimento à moradores de rua, conhecido como Centro Pop, localizado em Taguatinga, no Distrito Federal. Desde então, eles entraram em contato com nossa unidade informando a presença dele lá. Eles disseram que levaram muito tempo para descobrir quem era o rapaz e de onde ele veio, pois no início ele não falava muito”, esclareceu o delegado.

José Lopes disse que a partir do atendimento individual oferecido pelo Centro, J.M.J. contou como chegou em Brasília. “Para ir até Brasília, o homem pegou algumas caronas e, algumas vezes, fez alguns trechos a pé. Durante as conversas, foi possível descobrir também que ele tinha envolvimento com drogas e que esse foi um dos motivos da partida dele”, disse.

Segundo o delegado, durante o período em que J.M.J. estava no Centro Pop, ele recebia alimentação, tomava banho e participava de oficinas. “Esse projeto foi o que ajudou na recuperação dele e promoveu o reencontro com os familiares”, contou.

Já no último sábado (25), os policiais da DPD localizaram D.V.S. que estava desaparecido há 12 anos do município de Mimoso do Sul. “Ele sumiu em 2004 e, na época, o irmão dele registrou ocorrência do desaparecimento. Desde então estávamos à procura do rapaz”, disse José Lopes.

Segundo o delegado, D.V.S. foi localizado pela equipe por meio de diligências. “Em depoimento o ele contou que teria saído do município com destino à Vitória, pois era muito novo e tinha envolvimento com entorpecentes”, informou o delegado.

Ainda segundo José Lopes, D.V.S. permaneceu em um abrigo no bairro de Jacaraípe até encontrar um emprego e ter moradia. “Parentes do rapaz que moram em Mimoso do Sul e Rio de Janeiro estão se organizando para vim ao Estado encontrá-lo”, afirmou.

Fernanda Pontes

Texto: Fernanda Pontes