onibus rosa Policiais civis também estarão presentes no Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha que, a bordo de um ônibus na cor rosa, vai circular nos municípios da Grande Vitória para dar apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. A campanha tem duração de uma semana e nesta segunda (09) e terça-feira (10) estará em frente à Prefeitura de Cariacica para atender as mulheres do município e também de Viana. O atendimento acontece das 9 horas às 17 horas.
Uma equipe, composta por um investigador, um escrivão e pela delegada titular do Distrito Policial de Atendimento à Mulher (DPAM) do município onde o ônibus estiver estarão à disposição para o registro de boletins de ocorrências que envolvam violência doméstica e a solicitação da medida protetiva.
A titular do DPAM de Cariacica, delegada Michele Meira, destacou um dos benefícios do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha. “A vantagem dessa ação é que o processo fica mais rápido, já que a medida protetiva pode ser deferida na hora”, explicou a delegada.onibus 2
Essa agilidade se dá porque dentro do ônibus existe uma equipe composta por um juiz, um promotor e um defensor público preparados para realizar atendimentos que incluem julgamentos, sentenças, audiências e determinação de medidas protetivas. Além desses, um psicólogo e um assistente social também atendem no local.
Na próxima quarta-feira (11), será a vez do município da Serra receber o atendimento. Nos dias 12 e 13, a campanha será realizada em Vila Velha.
Campanha
A Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa teve início nesse domingo (08), quando foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. O evento realizado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), por meio da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar começou às 9 horas, na Praça dos Namorados, em Vitória.
Além do ônibus rosa com o Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha também foram exibidos vídeos sobre a violência doméstica e distribuídas cartilhas educativas, orientando a sociedade sobre os direitos da mulher. As mulheres que passavam pelo local foram recebidas com um café da manhã.
onibus
A campanha Justiça pela Paz em Casa é um evento de abrangência nacional, idealizada pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e vai mobilizar os 27 Tribunais do país, com o objetivo de promover a paz nos lares brasileiros por meio de ações concretas de combate à violência contra a mulher.
A previsão do TJES é que cerca de 850 processos relativos à violência doméstica contra a mulher sejam julgados na Grande Vitória e no interior do Estado.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Marcela Lucci (27) 99846-1111
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com