01/07/2016 16h37 - Atualizado em 26/03/2019 18h26

Polícia Civil participa da formatura de novos Guardas Municipais em Vila Velha

formatura guarda vv 30 06 001formatura guarda vv 30 06 001 A partir de agora, Vila Velha contará com 294 agentes da Guarda Municipal Armada atuando diariamente na prevenção, combate à violência urbana e no trânsito da cidade. A Polícia Civil, por meio da Academia de Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (Acadepol), participou da formação dos novos 114 guardas, que se formaram na quinta-feira.

A formatura dos novos agentes foi realizada na Cine Teatro da Universidade Vila Velha, em Boa Vista e contou com a presença da chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno.

A chefe de Polícia lembrou que essa é a segunda turma de agentes que passaram por capacitação com a Polícia Civil. “A Polícia Civil se sente muito honrada em contribuir com a formação desses agentes que atuarão diariamente com a população”, afirmou.

A capacitação dos agentes da guarda municipal durou três meses e teve como referência a grade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Durante o curso de formação, os novos guardas tiveram aulas de diferentes disciplinas, como defesa pessoal, armamento não letal e também aulas de tiro – com o mesmo tipo de armamento já é utilizado pela Guarda Armada de Vila Velha. formatura guarda vv 30 06 003formatura guarda vv 30 06 003

Ainda, a delegada deu um conselho aos formandos: “Tenho 24 anos de experiência na polícia, gostaria de dizer a vocês que, diante de uma situação de stress, respirem fundo. Nem sempre o outro está vendo a situação do ângulo que você vê. Um bom atendimento prestado não é positivo somente para a nossa corporação, mas também para todos aqueles que dependem de nosso cuidado”, ressaltou.

Gracimeri falou também sobre a reforma da 2º Delegacia Regional de Vila Velha. “Já estamos finalizando o contrato para a entrega da reforma dessa unidade. É uma questão de dignidade para a população e para os policiais que atuam ali. É também uma responsabilidade eleger a reforma dessa delegacia neste momento de crise que estamos passando”, concluiu.

Segurança reforçada

formatura guarda vv 30 06 004formatura guarda vv 30 06 004
A Guarda Municipal Armada de Vila Velha foi criada em 2014. Na época, 76 agentes foram preparados para auxiliar as polícias Civil e Militar no trabalho de prevenção e no combate à violência. Em novembro de 2015, mais 104 agentes foram treinados e receberam o porte profissional para atuarem armados, ampliando o efetivo da Guarda para 180 guardas.

Além do investimento na criação da Guarda Armada, a Prefeitura de Vila Velha também criou cinco bases operacionais, que funcionam 24 por dia em locais de grande fluxo de pessoas. As bases, que aproximam os guardas do cidadão, foram instaladas na Glória, em Boa Vista, em Coqueiral de Itaparica, na Praia de Itapoã e Praia da Costa.

formatura guarda vv 30 06 002formatura guarda vv 30 06 002

Em 2016, houve investimento na criação de módulos integrados de segurança, nos quais a Polícia Militar e a Guarda Municipal se revezam no monitoramento. Ao todo foram seis módulos, que estão na Praia de Itaparica, na Praia da Costa, no Centro, na Rodovia Darly Santos, em Santa Mônica e em Ponta da Fruta.

Fernanda Pontes
Texto: Fernanda Pontes