28/03/2014 14h30 - Atualizado em 25/06/2019 18h10

Polícia Civil prende suspeito que fingia ser policial civil em Linhares

regional linhares 28 03regional linhares 28 03 Policiais civis da 16ª Delegacia Regional de Linhares com apoio de agentes penitenciários do município prenderam, em flagrante, nessa quinta-feira (27), um jovem que estava se passando por policial civil e por agente penitenciário no município. E.B.F., 25 anos, foi detido dentro da Penitenciária Regional de Linhares (PRL).

De acordo com o titular da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares e responsável pela operação, delegado Fabrício Lucindo, na tarde dessa quinta-feira (27), E.B.F. esteve na 16ª Delegacia Regional, onde conversou com policiais civis, tentando fazer amizade. “Os policiais desconfiaram do suspeito e começaram a investigá-lo. Após descobrirem que ele morava no bairro Bebedouro, iniciaram as buscas e localizaram o jovem dentro do presídio, conversando com agentes penitenciários”, informou o delegado.

Com o suspeito foram apreendidas roupas com emblemas da Polícia Civil do Espírito Santo, um colete balístico, algemas, uma lanterna, gás de pimenta, uma pistola de pressão, uma carteira falsificada da Secretaria de Justiça (Sejus) e roupas com emblemas da mesma secretaria. Foram realizadas também buscas na residência do suspeito onde os policiais encontraram várias peças de roupas e uniformes da Sejus.

Depois de detido, E.B.F. foi conduzido à Delegacia Regional de Linhares onde prestou depoimento e confessou que usava as roupas da Sejus e fingia ser agente penitenciário há mais de um ano. “Ele disse que todos realmente acreditavam que ele era um agente, incluindo seus parentes, amigos, vizinhos e noiva. Ele falava para todos que estava trabalhando no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina, em escala de 24 por 72 horas”, disse o titular.

Durante o depoimento, E.B.F. informou que realizava abordagens no bairro Bebedouro, em Linhares. “ Ele contava detalhes de ocorrências que aconteciam dentro da PRL, tudo com intuito de convencer as pessoas de que ele realmente trabalhava como agente. Como viu que todos acreditavam nele, no mês de fevereiro deste ano, começou a falar que tinha entrado para a Polícia Civil, usando roupas operacionais em seu dia a dia e dizendo que trabalhava na 15ª Delegacia Regional de Colatina”, afirmou Fabrício Lucindo.

Depois de realizados todos os procedimentos de praxe, E.B.F. foi encaminhado à PRL onde responderá por estelionato, uso de documento falsificado, usurpação de função pública e posse proibida de equipamento. O titular da DCCV de Linhares ressaltou também que esta operação foi supervisionada pelo chefe da 16ª Delegacia Regional, delegado Valter Emilino Barcelos.

Fernanda Pontes
Lisandra Melo (27) 99862-4006