A Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE) prendeu, nessa quinta-feira (20), um dos maiores hackers do País. I. S. D., 41 anos, foi preso no Bairro Nova Almeida, município da Serra.
O estelionatário é alvo de investigação há mais de 10 anos em vários estados do Brasil. A polícia acredita que ele comanda uma quadrilha especializada para fraudar bancos, empresas públicas e privadas.
De acordo com o delegado responsável pela prisão, Fabrício Dutra, o hacker foi preso em casa com mais de 15 identidades falsas. “Ele é procurado pela polícia de vários estados. Ele recriava as páginas dos bancos com perfeição, capturava e armazenava os dados das vítimas, e assim, desviava dinheiro e fazia compras pela internet”.
Ainda segundo Fabrício Dutra, o estelionatário planejava invadir o site pessoal da presidente Dilma Rousseff. “Estamos impressionados como uma pessoa que tem um nível baixo de escolaridade tem tanta facilidade e conhecimento para cometer fraudes tão complexas”, ressaltou o delegado.
A Polícia Civil do Espírito Santo ainda não tem como estimar o montante de dinheiro desviado pela quadrilha e nem precisar a quantidade de golpes aplicados. I. S. D. responderá pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha e falsidade ideológica.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Lisandra Melo (27) 99862-4006
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
comunicapces@gmail.com