Governo do Estado do Espírito Santo
11/06/2013 14h45 - Atualizado em 23/01/2017 21h29

Polícia Civil prepara grupo especializado para o atendimento a ocorrências com reféns

A Polícia Civil do Espírito Santo conta com o primeiro atirador de elite habilitado para atender ocorrências com reféns. O agente Rodrigo Menezes concluiu o Curso de Atiradores de Precisão oferecido pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal em Brasília, considerado o melhor nesta área no Brasil. O policial civil atua no Grupo de Operações Táticas (GOT) da instituição que está implementando a nova atividade.
 
O coordenador do GOT, delegado Eduardo Carvalho Khaddour, explica que a unidade está sendo reestruturada e que o atirador de elite irá atuar na  Seção de Intervenção Tática, formada por negociadores, atiradores de precisão,  resgate e retomada.
 
“Os grupos desta seção serão responsáveis por atuar em situações que envolvam reféns. O novo atirador servirá como multiplicador dentro do GOT, com a formação de novos snipers. Também vamos formar negociadores para estruturar a atividade e buscar alternativas mais qualificadas em momentos de alto risco, como as ocorrências com reféns”, diz o delegado.
 
O curso, que o agente Rodrigo Menezes fez, teve duração de 45 dias, com carga horária de 240 horas. Ao todo, 15 alunos participaram do treinamento. Segundo ele, para ser um atirador de elite é necessário ter características como tranquilidade, boa memória, ser um bom atirador e ter autocontrole para saber administrar crises e transmitir de forma clara uma informação.  
 
“Um atirador de elite pode desempenhar várias funções. Ele atua como observador do ambiente e transmite informações importantes para o comando da patrulha. Vigia pontos estratégicos e se posiciona de forma privilegiada para transmitir inteligência”, diz o agente.
 
Durante o treinamento, o agente de Polícia Civil participou de aulas como Atirador Policial; Características Desejáveis de um Sniper, Teoria de Zeragem, Trajetória Balística, Fundamentos do Tiro de Precisão, Posições do Tiro de Precisão, Escolha do Armamento, Calibres, Munições, Lunetas, Balística Interna, Balística Externa, Balística Terminal, Tiro de Precisão, Tiro em Baixa Luminosidade, entre outras.
 
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 9728-8448
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Natália Magalhães (27) 9862-4006
Lisandra Melo (27) 9524-9307
comunicapces@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard