Governo do Estado do Espírito Santo
03/03/2012 07h02 - Atualizado em 23/01/2017 18h43

Polícia Civil recebe fundador do GATE/SP para realizar palestra “Gerenciamento de Crises”

Neste sábado (03), a Polícia Civil recebe o Major Diógenes Viegas Dalle Lucca, fundador do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de São Paulo, para falar sobre Gerenciamento de Crises. A palestra acontece a partir das 08 horas às 18 horas, no auditório da Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

 


Ao todo, foram oferecidas 130 vagas para policiais civis, sendo 22 delas reservadas para o Núcleo de Gerenciamento de Operações Táticas e Instrução (Nugoti). As outras são destinadas aos policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e delegacias especializadas. 


De acordo com o delegado Fabrício Dutra, responsável pelo Nugoti, é de fundamental importância manter o grupo sempre bem treinado já que suas atividades exigem muita técnica e perfeição. “Lidamos com ocorrências de alta periculosidade todos os dias como cumprimento de mandados, operações de busca e apreensão e incursões em morros. Por isso nosso treinamento deve ser constante” disse.


A palestra faz parte do ciclo de treinamentos que o Nugoti vai receber frequentemente do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (CATI).  Para o diretor do CATI, Marcos do Val, o objetivo do treinamento é tornar o Nugoti referência em grupos de invasões táticas “Estamos iniciando uma parceria inédita com a Polícia Civil. Nossa meta é tornar o NUGOTI referência na América Latina "relatou.

 

GATE

O Grupo de Ações Táticas Especiais, GATE, é um grupamento policial de operações táticas especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no Brasil. Criado em 1988, surgiu por meio de ex-integrantes da ROTA. O GATE é um dos mais modernos grupos de táticas especiais do país, focando a sua atuação em situações de alto risco, como resgate de reféns, incursões em locais de alto risco e desarmamento de bombas. Sua doutrina operacional prevê atuação em regiões urbanas. Atualmente possui cerca de seis equipes táticas, um esquadrão de bombas, além dos quadros de apoio.

 

Palestrante

Diogenes Viegas Dalle Lucca: Major da Reserva da Polícia Militar de São Paulo, especialista em Gerenciamento de Crises e Negociação com vasta experiência operacional nos onze anos que atuou no Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de São Paulo, na época ainda conhecido como Cap. Lucca.
Destacou-se na área por jamais ter perdido um refém nas operações que comandou e notabilizou-se na famosa ocorrência como negociador do caso Sílvio Santos.

 

Bacharel em Direito e Pós-graduado em Política e Estratégia, Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Estudos Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo; especialista em proteção de pessoas, tendo atuado na segurança de governadores e atualmente na área empresarial e especialista em negociação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Polícia Civil
Natália Magalhães/Dalila Travaglia/Fernanda Pontes
(27) 9981-5203 – (27) 9862-4006 - (27) 3137-9024
natalia.ferreira@pc.es.gov.br
dalila.travaglia@pc.es.gov.br
fernanda.pontes@pc.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard