14/01/2015 16h36 - Atualizado em 19/06/2019 00h07

Polícia Civil sob nova chefia

posse-chefia-dra-gracimeri3posse-chefia-dra-gracimeri3 A Polícia Civil do Espírito Santo será chefiada por uma mulher. A delegada Gracimeri Soeiro Gaviorno foi anunciada na manhã desta quarta-feira (14) pelo secretário de Segurança Pública de Defesa Social (Sesp), André Garcia, como a nova chefe de Polícia. Também houve troca de comando na Subsecretaria de Inteligência da Sesp.

A delegada é a terceira mulher a alcançar o mais alto cargo da instituição , antes ocupado pelo delegado Joel Lyrio Junior. A Subsecretaria de Inteligência da Sesp ficará sob responsabilidade do delegado José Monteiro Junior, que estava à frente da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) da Polícia Civil. Ele substitui o delegado José Darcy Arruda.

Mulher na chefia da Polícia Civil do ES

A meta da nova chefe de Polícia é ampliar as investigações dos crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas, integrar as ações da Polícia Civil aos demais órgãos de segurança e justiça, bem como aprofundar a comunicação interna entre as unidades regionais metropolitanas das delegacias especializadas. Desta forma, ela espera dinamizar os processos de investigação em todo o Estado.

“O sucesso da atividade da Polícia Civil só é possível com uma integração completa, que envolva uma aproximação com a Polícia Militar, com o Ministério Público e com o Judiciário. Mas é preciso também que a instituição se aproxime da sociedade para melhor conhecer o mapa do crime e das universidades para encontrar soluções de enfrentamento à criminalidade”, ressalta a nova chefe de polícia.

Manter a meta de redução dos homicídios e investir na qualificação dos policiais civis também serão prioridades para Gracimeri que ingressou na PCES há 20 anos como papiloscopista e anos depois (1999) passou no concurso para delegada. Nesse período, passou por diversas unidades, entre elas a Delegacia da Mulher de Colatina, Delegacia da Mulher da Serra, Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Defraudações e Falsificações, entre outras unidades especializadas e regionais. Atualmente, era superintendente de Polícia Técnico-científica.

Segundo Gracimeri, a presença da mulher no mais alto posto da PCES traz um olhar diferenciado para as ações de segurança pública. “A mulher gosta de cuidar do outro e arrumar a casa. Essa é uma caraterística feminina. Por isso, meu foco será melhorar os fluxos internos que refletem na qualidade do serviço prestado ao cidadão”, avaliou.

Duas delegadas já chefiaram a Polícia Civil do Espírito Santo. Almerinda Capeli Saué comandou a instituição no período de fevereiro de 1996 a março de 1997, retornando ao mesmo posto no ano de 2002. A delegada Selma Cristina Sampaio Couto foi a segunda a chefiar a instituição pelo período de março de 1999 a maio de 2001, permanecendo na cadeira por mais três anos, de 2003 a 2006.

Inteligência policial

O delegado José Monteiro Júnior, que estava à frente da Superintendência de Polícia Especializada (SPE) da Polícia Civil assume a Subsecretaria de Inteligência da Sesp. Ele substituiu o delegado José Darcy Arruda.

Para Monteiro, o trabalho de inteligência é de suma importância para subsidiar a ação das polícias. “A inteligência realiza um trabalho constante para identificar potencial risco para a segurança pública ou autores de delitos contumazes que agem de forma organizada. O setor tem a finalidade de produzir conhecimento para antecipar decisões e ações das polícias e da Secretaria de Segurança Pública”, ressalta o delegado.

José Monteiro Júnior tem 54 anos, é paraibano e está há 26 no Espírito Santo. Ingressou na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) em 1981 como escrivão e, em 1992, foi nomeado delegado, após participar de concurso público. Durante esses anos, foi chefe da Divisão Fazendária, delegado titular da Delegacia Anti-sequestro e Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp